O Uber anunciou nesta terça-feira (1º) o lançamento de um recurso de selfie para verificar se os passageiros usam máscara. De acordo com a companhia, o mecanismo será lançado nos Estados Unidos e no Canadá até o fim de setembro, e em outras regiões (incluindo a América do Sul) nos meses seguintes. 

Com a novidade, os motoristas terão a opção de reportar ao app usuários sem máscara. Se fizerem isso, o Uber solicitará aos passageiros que tirem uma selfie comprovando o uso da proteção facial. O descumprimento pode levar à desativação da conta.

“Acreditamos firmemente que a responsabilidade é uma via de mão dupla”, informou a empresa em seu blog oficial, referindo-se ao fato de que o uso de máscara para os motoristas precisa de comprovação por selfie desde maio.

De acordo com o comunicado, o feedback recebido por um passageiro pode ajudar a garantir a segurança do próximo motorista.

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Quando denunciados pelos motoristas, passageiros terão de comprovar o uso de máscara com selfie. Gif: Reprodução/Uber

Em entrevista citada pela Reuters, o diretor-sênior de produtos do Uber, Sachin Kansal, afirmou que o recurso é direcionado “aos passageiros que talvez estejam apenas retornando para a plataforma e ainda não estejam cientes da política de máscaras”. 

Ele explica que o mecanismo não vai usar tecnologia de reconhecimento facial, mas somente detectar a máscara como um objeto no rosto. Um porta-voz da empresa acrescentou que as fotos serão armazenadas por até 96 horas para garantir a resolução de possíveis conflitos entre motorista e passageiro, mas que serão excluídas permanentemente depois disso. 

Sem máscara, sem viagem

O aplicativo de viagens instituiu em maio a política “sem máscara, sem viagem”, que continuará em vigor até que a pandemia do novo coronavírus esteja controlada.

Desde então, os motoristas são obrigados a tirar uma selfie com máscara todos os dias antes de começarem a trabalhar. Viagens em que alguma das partes esteja com o rosto descoberto podem ser canceladas sem nenhuma penalidade.

O Uber afirma ter distribuído máscaras para pelo menos 1,4 milhão de motoristas e entregadores desde o início da pandemia, e que esses suprimentos continuarão a ser disponibilizados gratuitamente até o fim de 2020. 

Via: Reuters