‘Among Us’ e TikTok dominam downloads da App Store e Google Play

Análise da Sensor Tower revela que, no terceiro trimestre, App Store e Google Play tiveram US$ 29 bilhões de receita e 36 bilhões de downloads
Wellington Arruda05/10/2020 15h57, atualizada em 05/10/2020 16h50

20201005011710-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No terceiro trimestre do ano, App Store e Google Play tiveram receita global de US$ 29,3 bilhões e cerca de 36,5 bilhões de instalações de aplicativos e jogos – um aumento de 23,3% em relação ao segundo trimestre. Do valor, aproximadamente US$ 8,2 bilhões vieram da loja da Apple. Os números foram divulgados pela empresa de consultoria de mercado Sensor Tower, com destaque para o TikTok e o jogo ‘Among Us‘.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, houve um aumento de 32% na quantia de dinheiro gasta pelos usuários (ante US$ 22,2 bilhões) e de 23,3% de aumento no número de downloads (ante 29,6 bilhões). O crescimento, aponta o relatório, se dá pelo impacto da Covid-19 e a mudança de comportamento dos usuários.

Separadamente, considerando as lojas da Apple e do Google, as receitas geradas tiveram aumento de 31% (de US$ 14,5 bilhões para US$ 19 bilhões) e 33,8% (de US$ 7,7 bilhões para US$ 10,3 bilhões), respectivamente. A receita considera a compra de aplicativos, assinaturas e compras dentro dos apps.

Sensor Tower/Reprodução

Análise da Sensor Tower revela que TikTok foi o aplicativo que mais lucrou no terceiro trimestre de 2020. Imagem: Sensor Tower/Reprodução

Apesar da App Store ter tido praticamente o dobro da receita do Google Play, a loja do Google gerou muito mais instalações do que a da Apple: foram 28,3 bilhões do total de novas instalações, contra 21,6 bilhões em relação ao mesmo período de 2019 – aumento de 31%.

Among Us e TikTok conquistam o mundo

O TikTok, que vem enfrentando sanções do governo dos Estados Unidos, foi o aplicativo que mais lucrou no terceiro trimestre tanto no Android quanto no iOS. Os gastos dos usuários aumentaram 800% (em comparação com o mesmo período de 2019) no aplicativo. Já o YouTube, que teve aumento de 59% na receita, ficou em segundo lugar.

Da lista geral dos mais baixados, o Facebook (2º) possui quatro dos seus apps listados; além do próprio app, há o WhatsApp (4º), Instagram (5º) e Messenger (8º). Aplicativos de videoconferência como Zoom (3º) e Google Meet (6º) também aparecem no top 10.

De acordo com a análise, os jogos para dispositivos móveis seguem com aumentos positivos no mercado. No terceiro trimestre, a receita subiu 26,7% e atingiu US$ 20,9 bilhões em gastos nas duas lojas combinadas. Em instalações, o total chegou a 14,2 bilhões, um aumento de 28%. Mas, assim como nos apps, a App Store lucrou mais e o Google Play teve mais downloads:

  • App Store: US$ 12,4 bilhões em receita (+24%) e 2,3 bilhões de instalações (-4,2%)

  • Google Play: US$ 8,5 bilhões em receita (+30,8%) e 11,9 bilhões de instalações (+36,8%)

Sensor Tower/Reprodução

Tanto na App Store quanto no Google Play, o jogo ‘Among Us’ foi o mais baixado no terceiro trimestre. Imagem: Sensor Tower/Reprodução

O grande destaque no número de downloads é o popular jogo ‘Among Us‘, que tem suporte para multiplayer e pode ser instalado em dispositivos mais básicos. Ele foi o mais baixado na App Store e Google Play no terceiro trimestre. Já em receita, o game que lidera a lista é Honor of Kings, seguido por PUBG Mobile (2º), Pokémon Go (3º), Roblox (4º) e Coin Master (5º).

Fonte: Sensor Tower

Wellington Arruda é editor(a) no Olhar Digital