O Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, aproveita a ‘Semana Internacional de Educação Midiática’ para anunciar que vai ativar permanentemente, e em português, o emoji que aparece com as hashtags #PenseAntesDeClicar e #PenseAntesDeCompartilhar.

Segundo a empresa, muitas pessoas utilizam as redes sociais como fonte principal de informações. Portanto, é essencial a qualidade da conversa e é papel da empresa garantir que isso aconteça.

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“No Twitter, defendemos o livre fluxo de informações e o direito de as pessoas se expressarem online. Esses são compromissos complementares, que se cruzam quando discutimos alfabetização midiática e informacional. Entendemos a nossa responsabilidade na busca por uma maior compreensão sobre a necessidade de expansão da Educação Midiática, e queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço, para que possam analisar criticamente os conteúdos que veem”, afirma Fernando Gallo, gerente de Políticas Públicas do Twitter no Brasil.

 

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Além dos emojis, o Twitter está relembrando dois materiais elaborados em parceria com a Unesco e  a Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo a empresa, o objetivo é “trazer exemplos de ações que podem contribuir para as pessoas se sentirem cada vez mais aptas e capazes de analisar e tomar decisões informadas sobre o que expressam e compartilham na internet”.

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O guia “Ensinar e Aprender com o Twitter”, por exemplo, tem o objetivo principal de ajudar os educadores a capacitar gerações mais jovens com habilidades de alfabetização midiática. Ele contém diretrizes de melhores práticas sobre a alfabetização e também uma lista de leitura com curadoria de especialistas em programas da Organização. O material está disponível para download em português e em outros oito idiomas.

 

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Já o guia “Alfabetização e Segurança Digital – Melhores Práticas no uso do Twitter” tem o objetivo de ajudar as pessoas a entenderem algumas ferramentas que existem para que desenvolvam habilidades nos meios digitais em que recebem informações.

 

Medidas de controle e menos desinformação

Segundo o Twitter, nos últimos anos a empresa vem expandindo a capacidade das pessoas controlarem suas conversas no serviço. Recentemente foram lançadas novas configurações que permitem que o usuário escolha quem pode responder às conversas que iniciarem na plataforma.

Twitter/Reprodução

Além de silenciar e bloquear perfis e mensagens, e ocultar respostas a tuítes, o usuário agora pode escolher quem é permitido responder seus tuítes. Créditos: Twitter/Reprodução

Importante contra a desinformação, o serviço também começou a alertar usuários sobre a importância de ler as notícias além dos títulos. Quando um usuário tentar retuitar um conteúdo noticioso, a plataforma vai avisar que “não é possível conhecer a história toda só pelo título”, incentivando as pessoas a lerem todo o conteúdo antes de compartilharem.

“As pesquisas realizadas com dados iniciais destes testes fora do Brasil mostram que 40% das pessoas abrem as reportagens depois de ver o aviso. Mais pessoas estão decidindo não retuitar depois de abrir o artigo – o que é ótimo. Isso mostra que essas iniciativas tendem a ser muito importantes para a melhoria da saúde e qualidade da conversa”, completa Gallo.

Twitter/Reprodução

Aviso aparece caso usuário não tenha realizado a leitura da matéria. Créditos: Twitter/Reprodução

O Twitter também está avisando os usuários sobre o conteúdo das postagens. Em vez de simplesmente retirar postagens falsas do ar, o serviço passou a colocar um aviso e dar mais contexto ao assunto, com informações curadas e confirmadas.