Com as eleições de 2020 chegando, e as crescentes preocupações sobre o uso das mídias sociais para espalhar informações falsas, o Tumblr lança uma campanha de alfabetização na internet para ajudar jovens usuários a identificar atividades suspeitas.
A iniciativa, World Wide What, foi desenvolvida em parceria com uma organização sem fins lucrativos de alfabetização na internet, com sede no Reino Unido, chamada Ditch the Label. A campanha consiste em seis vídeos informativos que orientam a comunidade do Tumblr na identificação, por tópicos, de fake news e autenticidade, além de outros problemas que a plataforma enfrenta, como o ciberbullying. Diferentemente dos vídeos tradicionais de alfabetização, que os executivos do Tumblr disseram que são direcionados a pais e professores, esses usarão linguagens e imagens nativas do site; isso significa GIFs, textos curtos e memes.
As campanhas de alfabetização na internet podem induzir reviravoltas para os ávidos usuários do Tumblr que cresceram na internet. Entretanto, o CEO do Tumblr, Jeff D’Onofrio, disse que a empresa “não fez isso por ser paternalista”. A companhia simplesmente “queria oferecer insights sobre como lidar com essas situações”.
Os executivos do Tumblr queriam lançar uma iniciativa como a World Wide What há algum tempo, mas enxergam 2020 como um momento perfeito para fazê-lo. Em março de 2018, o site informou que “trolls” russos espalharam informações falsas na plataforma antes das eleições de 2016. O Facebook e o Twitter também viram suas plataformas sendo usadas por maus atores para propagar desinformação antes das eleições de 2016. O Tumblr respondeu aos incidentes, publicando um blog detalhado, mostrando como eram as contas, como operavam e o que afetavam.
Agora, a iniciativa ajudará a entender sobre desinformação sem precisar sair do site. A exibição de vídeos que detalham a aparência dessas postagens, especificamente no Tumblr, ajudará a desenvolver “algum ceticismo em relação ao que estão vendo”.
Não será fácil. O site é definido por seus memes satíricos, muitos dos quais de natureza política. Tentar determinar o que é uma autêntica bobagem de um usuário comum do Tumblr, e o que é desinformação proposital projetada para se espalhar no site, é algo que a equipe executiva já enfrentou no passado.
A campanha também trabalha para educar o público do Tumblr sobre outros assuntos, como o ciberbullying. O Tumblr é frequentemente descrito como um espaço tóxico. Guerras entre “fandoms” e assédio são atividades comuns no site, e é algo que os executivos querem combater. D’Onofrio disse que a dificuldade é tentar encontrar a linha entre o comportamento tóxico que se ramifica, em comportamento abusivo e proibido, e o que não acontece. É o mesmo problema que Facebook, YouTube e Twitter enfrentaram. O YouTube atualizou recentemente suas políticas de assédio para incluir comportamentos que até então eram aceitáveis.
Todos os seis vídeos da série World Wide What já estão disponíveis para assistir no Tumblr. Especialistas em áreas específicas, relacionadas à alfabetização digital, desinformação e cyberbullying, também receberão sessões de perguntas e respostas nas próximas semanas.
Via: The Verge