Google Glass permite que chefes vejam pelos olhos dos funcionários

O Google está fornecendo suporte à vídeo chamadas para seu óculos de realidade aumentada, para que técnicos in loco possam entrar em contato com especialistas remotos em tempo real
Renato Mota14/10/2020 21h18

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A pandemia da Covid-19 acelerou a adoção do trabalho remoto em várias empresas. Embora certas funções ainda exijam que o funcionário esteja no local, cargos de supervisão podem enfrentar dificuldades para operar à distância. Mas o Google apresentou uma solução para isso.

A empresa está integrando sua ferramenta de videoconferência Meet aos óculos de realidade aumentada Google Glass. Sim, ele ainda existe na Enterprise Edition, voltada para o mercado corporativo.  A ideia é que supervisores possam ver o mesmo que funcionários in loco e ajudá-los a concluir tarefas por meio de um chat ao vivo.

Os primeiros testes da solução aconteceram dentro do próprio Google. A empresa possui e opera data centers em todo o mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Para manter os dados de nossos clientes protegidos, garantimos que cada data center seja protegido com seis camadas de segurança física projetadas para impedir o acesso não autorizado”, explica o gerente de produtos do Meet, Dave Citron.

Usando o Meet for Glass, os técnicos de dados da empresa conseguem diagnosticar um problema, revisar equipamentos e até treinar novos funcionários sem ter que ir presencialmente aos data centers. “Eles podem trabalhar de forma independente e ainda assim colaborar facilmente com outras pessoas em suas instalações, em outros prédios ou até mesmo com funcionários que trabalham em casa”, conta Citron.

Google/Divulgação

Meet for Glass usado dentro de um datacenter. Imagem: Google/Divulgação

As pessoas que participam da chamada de vídeo podem ver exatamente o que o técnico de dados está fazendo e se comunicar com ele para fornecer feedback em tempo real. “No passado, trabalhar remotamente significava andar em torno do equipamento com uma webcam ou laptop. Com o Glass, os técnicos agora podem trabalhar com as mãos livres e se concentrar na tarefa”, completa o executivo.

Com a solução, empresas podem ter um único supervisor para várias unidades em localidades diferentes. “Da mesma forma, os técnicos de serviço de campo podem se conectar com especialistas remotos para reparar dispositivos rapidamente”, afirma Citron.

Companhias interessadas em testar o Meet for Glass e clientes do Google Workspace podem se inscrever no beta do projeto para obter acesso antecipado.

Via: Google

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital