As fintechs, empresas de tecnologia do setor financeiro como a Nubank e o PagSeguro, têm crescido cada vez mais. Um número que pode comprovar isso é que, em 2019, 40% dos consumidores brasileiros utilizaram um cartão de crédito de uma empresa desse tipo. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.
Segundo a pesquisa, o serviço mais utilizado por esses clientes é o pagamento de contas, com 16% das ações; seguido por verificação de saldo ou extrato, com 14%; saque, 11%; pagamento com cartão de débito, 11%; e transferência, também com 11%.
O estudo também mostrou que 84% dos clientes de bancos digitais possuem contas em bancos tradicionais. Os consumidores afirmam que os principais motivos para manter suas contas nas instituições financeiras é a facilidade na obtenção de crédito e o atendimento presencial em casos de necessidade. Apesar disso, 55% dos que usam os dois serviços preferem as fintechs, enquanto 20% gostam mais dos bancos. Já 25% dos respondentes não tem preferência.
Outra informação constatada foi que 19% dos clientes pediram empréstimos pessoais nos bancos digitais em 2019. O principal motivo foi o pagamento de dívidas relacionadas a outros empréstimos, cartão de crédito ou prestações.
Via: Folha de S.Paulo