O YouTube começou a testar um modo de visualização picture-in-picture (PiP) para iPhones e iPads. Para quem não está familiarizado com o termo, o recurso é aquele que possibilita que os vídeos continuem sendo reproduzidos em uma janela mesmo quando o aplicativo é fechado para a realização de outras tarefas no dispositivo.
Segundo alguns usuários do Twitter, o picture-in-picture do YouTube para iOS e iPadOS parece estar sendo disponibilizado aos poucos com a versão mais recente do aplicativo. No entanto, outros relatos informaram que o recurso está funcionando em apenas alguns vídeos.
Daniel Yount, desenvolvedor de plataformas, publicou no Twitter um vídeo que mostra o recurso em ação, mas ressaltou que só deu certo com a live que estava assistindo naquele momento. “Picture-in-picture funcionando em iPadOS com o aplicativo do YouTube. (Mas só funcionou com esta transmissão ao vivo, deve haver alguns truques de codec acontecendo nos bastidores para determinados cenários de reprodução)”, escreveu Yount.
Picture in Picture working on iPadOS with the YouTube app.
(But only worked with this live stream, there must be some codec trickery happening behind the scenes for certain playback scenarios). pic.twitter.com/75vG7Ai4ln
— Daniel Yount (@dyountmusic) August 27, 2020
Vale lembrar que o YouTube limita a reprodução em segundo plano para assinantes do YouTube Premium. Portanto, o picture-in-picture do aplicativo também será restrito aos usuários que pagam para desfrutar dos recursos premium da plataforma.
A julgar pela disponibilização seletiva do recurso, o YouTube parece estar testando o picture-in-picture para um lançamento definitivo junto com a chegada oficial do iOS 14, que ainda está em sua versão beta.
Outro recurso que o YouTube está preparando para o iOS 14 é a possibilidade de se assistir a vídeos em 4K HDR em seu aplicativo, visto que o novo sistema da Apple finalmente terá suporte ao VP9, codificador do Google que permite o streaming de vídeos em HD, Full HD e até 4K, sem comprometer a conexão com a internet.
Via: 9to5Mac