Nos últimos tempos, o Twitter tem procurado por novas maneiras de estabelecer interações e dinâmicas entre seus usuários. O objetivo é tornar a rede mais competitiva entre seus concorrentes, como Instagram e Facebook.
Apostas como aumentar o número de caracteres por tuíte, conectá-los por meio dos fios, investir em interações rápidas pelo Fleets, entre outras novas funcionalidades, tem dado uma cara nova a rede social.
Agora, a mensagem de voz é a ferramenta da vez: os áudios são de até 140 segundos (dois minutos e vinte segundos), e também podem incorporar mensagens de texto.
Esta funcionalidade, até o presente momento, está presente somente em dispositivos com iOS. Se você é usuário do Android, vai precisar esperar um pouco para utilizar em seu smartphone.
Polêmica e críticas
Para os usuários da rede, o anúncio foi polêmico. A ideia de habilitar mensagens de voz não agrada a muita gente, principalmente àqueles que gostam da característica de conteúdo escrito do Twitter. Nos últimos tempos, muitos dos seguidores antigos da rede têm criticado as novas funcionalidades propostas pela plataforma.
O Twitter tem registrado desaceleração em seu crescimento ao longo dos últimos anos, principalmente entre o público jovens. Redes com maior apelo visual e com conteúdos multimidiáticos, como Tiktok e Instagram, se estabilizaram como referências para uma nova geração de usuários. Isto tem levado a plataforma de posts curtos a buscar inovações, mas que nem sempre são bem vistas por sua base de usuários.
Como utilizar a mensagem de voz
Para utilizar o recurso é muito simples:
Na tela inicial do aplicativo, clique no botão de novo tuíte. Nesta tela, ao lado do ícone de fotografia, haverá a opção de gravação de áudio, num ícone em alusão a uma onda sonora.
A partir daí, o uso é intuitivo. Grave o áudio clicando no botão central, e depois este aparecerá anexado ao tuíte. Você poderá adicionar texto ou imagens no mesmo post, se quiser.
Você gostou da novidade do Twitter? Ou prefere a plataforma sem as novas e polêmicas funcionalidades? Deixe nos comentários se vai utilizar as mensagens de áudio na rede social!