Google Pay passa a aceitar pagamentos online com cartões de débito

De acordo com a empresa, a função já está disponível para algumas transações; será possível selecionar qual a maneira de pagamento quando uma compra for realizada
Luiz Nogueira14/10/2019 14h46

20191014015100

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As compras online se tornaram parte da maneira como as pessoas da atualidade consomem produtos. Os pagamentos com cartão de crédito são os meios de pagamento mais utilizados, mas, para quem não possui nenhum cartão desse tipo, a única alternativa disponível seria o boleto bancário.

Agora, pensando nisso, o Google anunciou nesta segunda-feira (14) a possibilidade de realizar pagamentos com o cartão de débito dentro do Google Pay, seu sistema de pagamentos online. A função, que foi desenvolvida com exclusividade para o Brasil, visa melhorar a forma como as compras online são realizadas para quem não possui um cartão de crédito.

Toda a autenticação e o pagamento da compra são feitos diretamente no aplicativo da loja, sem a necessidade de entrar no app do banco para realizar a transação. A ideia é trazer para o Google Pay as pessoas que realizam compras no boleto bancário, e que, atualmente, representam 20 milhões do total de 60 milhões de compras online realizadas em um ano.

Google

Por enquanto a função foi liberada para clientes do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. Qualquer usuário desses bancos, e que possuam cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo podem aproveitar o novo recurso.

O Google trabalha com diversas empresas parceiras que buscam encorajar o uso do pagamento por débito oferecendo vantagens como descontos, cashback, recargas em dobro, entre outros. Até o momento, 18 empresas fazem parte do sistema, incluindo Claro, Rappi, Peixe Urbano, Ingresso.com e Grin. A promessa da empresa é que, até o fim do ano, novos parceiros sejam integrados à plataforma.

Para João Felix, líder de estratégia de operações do Google, a implementação dessa forma de pagamento segue uma “necessidade crescente dos usuários”. Ainda de acordo com ele, o Google aposta em um “crescimento significativo nas transações usando o Google Pay” após a disponibilização do recurso.

A funcionalidade será disponibilizada pelos parceiros nos próximos dias. O sistema será disponibilizado para os usuários de sistemas operacionais Android. Os clientes com cartão de débito ou com função múltipla (débito e crédito) podem cadastrar o cartão no Google Pay por meio de seus aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Next. No caso de usuários da Caixa Econômica, Itaú e Neon, o cadastro deve ser feito diretamente dentro da Google Play Store.

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital