O Google ampliou hoje (10) o acesso à plataforma Environmental Insights Explorer (EIE), que calcula a emissão de carbono em cidades. Agora, a ferramenta passa a monitorar quatro das principais cidades do Brasil: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
A plataforma já estava funcionando em Buenos Aires, na Argentina, e agora, vai funcionar também em Guadalajara, no México. A ideia da gigante norte-americana é ampliar a presença da ferramenta na América Latina como um todo.
A Environmental Insights Explorer foi lançada em 2018, e é uma ferramenta online gratuita que ajuda as cidades a medir, reduzir e planejar as emissões de carbono e a poluição. A ideia é que esses dados sejam de fácil acesso e ajudem os gestores de cada cidade a estabelecer metas de redução e desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
O EIE é baseado, em grande parte, nas informações disponibilizadas no Google Maps. A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e calcula as emissões de carbono de construções e meios de transporte, além de medir o potencial de energia renovável das cidades.
A estreita parceria com os municípios aumentou a precisão e a confiabilidade da ferramenta.