Autoridades do Texas que lideram uma investigação sobre as práticas de publicidade no Google, do conglomerado Alphabet, começaram a receber dados da empresa após duas investigações anteriores resultarem em extensas disputas por documentos.

A investigação envolve todos os procuradores gerais dos Estados dos EUA, exceto Alabama e Califórnia. Ela procura apurar o nebuloso negócio de publicidade digital online, onde o Google é um participante dominante.

A gigante norte-americana oferece pesquisas gratuitas, e-mail e outros serviços, mas a maior parte de sua receita é proveniente de publicidade.

A investigação ainda está em estágios iniciais. As autoridades do Texas enviaram um longo pedido de informações ao Google no mês passado, com uma data de resposta de 9 de outubro.

O Google já lutou, pelo menos duas vezes, com os procuradores gerais sobre os dados necessários para terminar as investigações, que incluíam questões antitruste e de proteção ao consumidor.

O primeiro assistente do procurador-geral do Texas, Jeff Mateer, disse que as autoridades estão “negociando a colaboração deles” e que “até o momento, eles parecem estar cooperando”.

Se o Google recusar a entrega de todos os documentos solicitados, os Estados lutarão. “Se tivermos que usar os tribunais par obter informações, então isaremos”, disse Mateer.

O Google enfrenta outras duas grandes investigações – uma do Departamento de Justiça dos EUA e uma do Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados.

Via: Reuters