Cientistas testam pílula para impedir o ronco

No entanto, o projeto ainda está em fase bastante inicial
Luiz Nogueira28/10/2020 16h16, atualizada em 28/10/2020 16h30

20201028013406

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muitas pessoas sofrem com ronco enquanto dormem. Felizmente, uma solução pode estar a caminho. Isso porque cientistas da empresa farmacêutica Apnimed, com sede em Massachusetts, estão no estágio de testes clínicos de uma pílula que pode reduzir essa condição – ou até eliminá-la.

Batizado de AD109, o medicamento é uma mistura de dois fármacos conhecidos por reduzir o ronco nas pessoas. O principal objetivo da criação é o de tratar a apneia obstrutiva do sono (AOS), que se refere ao relaxamento intermitente e bloqueio das vias aéreas.

Os medicamentos usados na composição foram a atomoxetina e oxibutinina. Em 2018, a eficácia desses fármacos foi comprovada em um estudo feito com 20 pacientes que descobriu uma redução do ronco em pelo menos 50% dos indivíduos.

Reprodução

Pílula tem como objetivo diminuir o ronco ou até eliminá-lo. Foto: Roman Samborskyi/ Shutterstock

Atualmente, a atomoxetina é amplamente usada para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pois aumenta os níveis da substância química norepinefrina do cérebro. Os pesquisadores acreditam que isso faz com que a atividade dos músculos da garganta seja melhorada quando a pessoa está dormindo.

A oxibutinina, por outro lado, é geralmente aplicada em tratamentos de bexiga hiperativa. No entanto, acredita-se que o medicamento também serve para evitar que a língua se mova e bloqueie a garganta durante o sono, o que causa o ronco.

Apesar disso, o estudo da Apnimed ainda está em estágios bastante iniciais e os especialistas dizem que é muito cedo para dizer o quão eficaz ou segura a pílula é. Mesmo assim, a segunda fase dos estudos está marcada para ser iniciada ainda este ano.

Via: Vice

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital