Em época de quarentena, que exige isolamento social, o uso de equipamento eletrônicos pelas crianças aumentou consideravelmente, seja para estudar ou se divertir. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) alerta sobre a exposição excessiva às telas de computador, televisão, celular, tablet ou videogame.
O estudo, que abrangeu 900 crianças em idade pré-escolar, de 4 a 6 anos, mostrou que o uso excessivo de mídia de tela aumentou o risco de as crianças apresentarem habilidades motoras pobres, acentuou a inatividade física e diminuiu as horas de sono. Mais de 55% dos pequenos avaliados faziam as refeições assistindo televisão, e 28% passavam longos períodos utilizando mídias de tela.
Segundo o levantamento, crianças de todas as idades passavam, em média, cerca de três horas de seus dias nas telas antes desta crise, período que passou para seis horas, número que pode ser até maior, de acordo com Erika Felix, fisioterapeuta e doutoranda do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp, que conduziu a pesquisa.
“Assim, recomenda-se que crianças de até 11 anos realizem pelo menos 60 minutos de atividade física por dia, tenham duas horas ou menos de uso de mídia de tela de lazer por dia e durmam de nove a 11 horas por noite”, destacou a pesquisadora.
Crianças passam até seis horas por dia olhando para tela de dispositivos eletrônicos. Foto: Reprodução
Método de avaliação
Para a pesquisa foram entrevistados pais ou responsáveis que responderam a um questionário para determinar o perfil de atividade física e duração de sono da criança. As perguntas englobaram informações sobre os níveis de atividade física das crianças, número de horas de sono durante a noite e o dia, uso da mídia de tela e hábitos de uso.
Para o tempo de uso das mídias de tela havia quatro opções de resposta: menos de 1h por dia; mais de 1h por dia até menos de 2h por dia; 2h por dia; ou mais de 2h por dia.
As crianças realizaram uma avaliação motora completa, com testes como manuseio de objetos, andar em linha reta, pular, ficar na ponta dos pés, imitação de gestos, noções de direita e esquerda, repetir frases e reprodução de estímulos visuais e auditivos.
Via: Agência Brasil