A venda de dados de localização em tempo real de clientes a terceiros vai render uma penalidade na casa dos milhões às operadoras AT&T, Sprint, Verizon e T-Mobile. A atividade, denunciada no ano passado pelo site Motherboard, fere a lei e regras da Comissão Federal de Comunicação (FCC) dos EUA e deve implicar em multa total de US$ 200 mi às teles.
Após confirmar as suspeitas, Ajit Pai, presidente da FCC, enviou uma carta ao Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA afirmando que estava “comprometido em garantir que todas as entidades sujeitas à nossa jurisdição cumpram a Lei de Comunicações e regras da FCC”.
Ainda assim, algumas operadoras defenderam o compartilhamento de dados como uma prática geral. Em comunicado, a AT&T descreveu a distribuição de informações como “um recurso importante comumente usado pelos desenvolvedores de aplicativos para fornecer serviços de localização”.
Procurado pelo site The Verge para comentar a questão, o senador americano Ron Wyden, defensor da segurança de dados e um dos responsáveis por pressionar a FCC para tomar providências, declarou que “[Pai] só investigou os casos depois que a pressão pública aumentou. E agora sua resposta é um conjunto de multas comicamente inadequadas que não impedirão as empresas de telefonia de abusar da privacidade dos americanos“.
Via: The Verge