Uber vai exigir selfie de passageiro com máscara no Brasil

Agora, além de motoristas, passageiros da plataforma também precisarão comprovar que estão usando máscara antes de viagens
Wellington Arruda01/10/2020 19h29, atualizada em 01/10/2020 19h55

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A Uber vai lançar no Brasil um recurso que exigirá aos passageiros uma selfie para comprovar o uso de máscara. A medida para controlar a propagação da Covid-19 já havia sido adotada inicialmente nos Estados Unidos e Canadá. Desde março, a Uber passou a exigir aos motoristas uma fotografia para garantir o uso do acessório – a medida também é adotada pela concorrente ‘99‘.

Usuários do aplicativo no Android e iOS precisarão tirar e enviar a selfie no momento em que solicita uma nova corrida. Assim, a corrida só poderá ser iniciada depois que a foto é enviada. Até então, o aplicativo da Uber apenas exibia aos passageiros uma mensagem informando que é obrigatório o uso da máscara.

A funcionalidade visa trazer mais segurança para motoristas e passageiros da plataforma, além de fazer com que ambos utilizem a máscara durante as corridas. Se, por acaso, um dos dois não estiver usando o acessório, será possível reportar à empresa o comportamento que viola as regras de segurança sanitária.

Mais de 28 milhões de checagens

Reprodução

Aplicativo da Uber passará a exigir, também no Brasil, selfie de passageiros para comprovar uso de máscara em viagens. Imagem: Uber/Divulgação

A verificação por fotografia não será feita em todas as corridas, entretanto. A Uber informa que o motorista precisará reportar que o passageiro não está usando o acessório durante uma corrida. Então, nas próximas viagens, o aplicativo solicitará uma foto do passageiro antes de enviar um carro para sua localização.

De acordo com a companhia, a checagem de uso de máscara, em funcionamento desde maio, já foi capaz de realizar mais de 28 milhões de verificações na América Latina. Desse total, o número de viagens onde o motorista ou passageiro reportaram o não uso de uma máscara é inferior a 0,6%.

Na cidade de São Paulo, no mês de maio, a Uber lançou um centro de higienização para carros parceiros. Além disso, a empresa lançou também um serviço de rastreamento do coronavírus (Sars-Cov-2) para motoristas e motociclistas. Ele permite notificar se um usuário já esteve em contato com alguma pessoa contaminada pelo vírus.

Via: TechTudo

Wellington Arruda é editor(a) no Olhar Digital