Uma das complicações mais preocupantes da Covid-19 é a formação incomum de coágulos sanguíneos em muitos pacientes. Esses coágulos podem atingir órgãos como pulmões, coração ou o cérebro, e causar infartos ou AVCs, com consequências fatais.

Na busca pela prevenção dos coágulos perigosos, cientistas da Universidade de Londres, na Inglaterra, vão testar um medicamento experimental, o TRV027, que atua no reequilíbrio dos hormônios envolvidos na pressão sanguínea. Cerca de 60 pacientes receberão o novo medicamento experimental ou um placebo a partir do próximo mês.

O estudo, financiado pela organização British Heart Foundation, testará a teoria de que os coágulos são causados por um desequilíbrio hormonal desencadeado pela infecção por coronavírus. Vale destacar que um terço dos pacientes com coronavírus hospitalizados desenvolvem coágulos sanguíneos perigosos.

Reprodução

Novo medicamento será testado no combate à Covid-19. Foto: erdikocak/ iStock

De acordo com os cientistas, quando o vírus entra no corpo, ele usa uma enzima como “alça” para entrar nas células. No entanto, isso desativa a enzima, que desempenha um papel importante no equilíbrio dos principais hormônios. Quando desequilibrado, o sangue pode ficar viscoso, causando coágulos. É aí que o TRV027 pode intervir para desempenhar esse papel de reequilíbrio.

Segundo David Owen, um dos líderes do estudo, o desequilíbrio hormonal é um “problema bastante distinto” que pode fornecer pistas para a questão de por que algumas pessoas infectadas pelo coronavírus ficam gravemente doentes e outras não.

A coagulação do sangue também pode explicar por que a Covid-19 parece afetar particularmente pessoas que já têm doenças cardiovasculares, apesar de ser uma doença respiratória.

Combinação com outras drogas

Como a Covid-19 é uma doença tão complexa que afeta muitos dos sistemas do corpo, esse tratamento pode ser usado em combinação com outras drogas, ainda de acordo com os pesquisadores.

O TRV027 é apenas um dos vários medicamentos diferentes sendo testados para aliviar os piores efeitos causados pela Covid-19 ou mesmo ajudar o organismo a combatê-la.

Pelo menos 10 medicamentos antivirais diferentes, incluindo lopinavir-ritonavir, estão nesta lista. O remdesivir, que atua atacando uma enzima necessária para que o vírus se replique dentro das células do corpo, já demonstrou efeitos promissores. 

Via: BBC