A próxima missão da Nasa rumo a Marte está prestes a acontecer. Jim Bridenstine, membro da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos afirmou que “a revisão para o lançamento está concluída e, de fato, estamos prontos para o lançamento”.
“Estamos em tempos extraordinários com a pandemia do novo coronavírus, e ainda assim conseguimos proteger essa missão porque é muito importante”, completa.
O lançamento está marcado para ocorrer nesta quinta-feira (30) às 8h50 (horário de Brasília) e deve ser o responsável por pousar o rover Perseverance no Planeta Vermelho. A decolagem, que será feita de Cabo Canaveral, na Flórida, vai ser transmitida ao vivo pelo Olhar Digital a partir das 8h35.
Rover enquanto as últimas verificações eram feitas. Foto: Nasa/ JPL-Caltech
Após uma viagem de sete meses a bordo do foguete Atlas V, o rover deve pousar na cratera Jazero em 18 de fevereiro de 2021. O robô de seis rodas, que possui tamanho parecido com um SUV, é o quinto da Nasa a ser enviado para Marte e tem o objetivo de procurar evidências de bactérias fossilizadas antigas.
Para isso, o rover está equipado com um braço robótico, uma série de câmeras e um par de microfones. Além disso, pela primeira vez, ele terá um pequeno helicóptero acoplado, chamado de Ingenuity.
O Perseverance também coletará amostras do solo do Planeta Vermelho e as trará para à Terra para estudos adicionais. Isso é crucial para estabelecer se algum composto orgânico encontrado tem como origem processos vivos.
Exploração de Marte
Com o próximo lançamento, os Estados Unidos serão o terceiro país a enviar uma missão ao Planeta Vermelho este mês.
Os Emirados Árabes Unidos enviaram a sonda Hope em 19 de julho, contendo um satélite que irá explorar o clima do planeta. Na semana passada, a China enviou a Tianwen-1, contendo tanto um satélite de observação quando um rover de exploração.
Se a missão da China for bem-sucedida, ela se tornará a segunda nação depois dos Estados Unidos a ter um veículo espacial em outro planeta – embora já tenha colocado dois veículos móveis na Lua.
Via: Science Alert