No Twitter, um astronauta da Nasa chamado Chris Cassidy, fez uma postagem que chamou a atenção de muitos brasileiros. O americano, que está na Estação Espacial Internacional (ISS), compartilhou uma foto do litoral de São Paulo.
Hello to all of my friends in Sao Paulo! pic.twitter.com/YhHEIWkbMX
— Chris Cassidy (@Astro_SEAL) August 27, 2020
A partir do espaço, o astronauta capturou uma imagem que mostra parte do litoral paulista do seu ponto de vista. Obviamente, a postagem repercutiu entre os brasileiros, principalmente entre os moradores do local. Para interagir, Cassidy ainda mandou um “alô” para os residentes.
Olá Chris Cassidy, essa foto é do sul da Ilha Bela, São Paulo, perspectiva da Terra. pic.twitter.com/fxPfMQBIl9
— ropessoa (@ropessoa_) August 27, 2020
A missão que levou o astronauta e outros dois cosmonautas russos à ISS decolou em abril, a partir do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é de que eles fiquem lá por seis meses.
Vazamento de ar na Estação Espacial Internacional
A Nasa investiga um aumento no vazamento de ar de cabines da Estação Espacial Internacional (ISS). Em comunicado divulgado no último dia 20, a agência anunciou que tripulantes do segmento norte-americano do laboratório devem passar o próximo fim de semana no módulo de serviço russo Zvezda, administrado pela Roscosmos.
Segundo a nota, o vazamento não ameaça a segurança de astronautas. A Nasa explica que parte do ar das cabines da estação pode vazar ao longo do tempo. Para garantir que isso não interfira nas condições do ambiente, são realizados processos rotineiros de pressurização de tanques de nitrogênio, que chegam à ISS por meio de missões de reabastecimento.
Em setembro de 2019, no entanto, foram identificados os primeiros indícios de um aumento incomum no volume de vazamento de ar das cabines. A agência diz que as atividades de rotina do laboratório, como caminhadas espaciais e o tráfego de espaçonaves, atrasaram a coleta de dados suficientes para medir a taxa de vazamento.
Nasa investiga um aumento no vazamento de ar de cabines da Estação Espacial Internacional. Foto: Nasa
Agora, a Nasa afirma que o índice aumentou ligeiramente e que trabalha em um plano para isolar e identificar a origem do problema. “Todas as escotilhas da estação espacial serão fechadas neste fim de semana para que os controladores da missão possam monitorar cuidadosamente a pressão do ar em cada módulo”, diz a agência.
O comunicado reforça que o teste não vai apresentar nenhum risco de segurança para a tripulação ou para a estrutura da ISS. O procedimento deve determinar qual módulo apresenta uma taxa de vazamento maior do que o normal. A Nasa diz que especialistas esperam divulgar os resultados preliminares até o fim da próxima semana.
Via: G1