Comparativo: a Tesla Cybertruck é mesmo a melhor picape elétrica?

Confrontamos potência, torque, autonomia, capacidade de reboque, carga útil e custo das cinco principais picapes elétricas do mercado norte-americano
Vinicius Szafran04/12/2019 23h26, atualizada em 05/12/2019 21h30

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Foi-se o tempo em que a Tesla poderia ser a única no mercado de automóveis a lançar uma picape elétrica. A produção da Cybertruck, anunciada há menos de duas semanas, acompanha a tendência do setor, que está ganhando força e, naturalmente mais concorrência.

Nessa briga de veículos elétricos que chamam a atenção do público, seja pelo design, com linhas futuristas, ou pela força incrível de tração, o Olhar Digital comparou a recém-anunciada Tesla Cybertruck aos autos Bollinger B2Rivian R1THercules Alpha e Atlis XT. A seguir, comparamos potência, torque, carga útil, custo, capacidade de reboque e autonomia de cada uma dessas concorrentes.

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DESEMPENHO

Começaremos pela potência e torque. A Tesla não divulgou números precisos, mas sabe-se que o Cybertruck terá três motores. Isso leva a crer que seu desempenho será superior ao do Model S, cuja configuração de motor duplo possui 762 cavalos de potência e 980 Newton-metro de torque.

O Bollinger, por sua vez, tem uma visão diferenciada. Seu foco em off-road torna a potência e o torque menos preocupantes. Contudo, o desempenho não foi abandonado. O B2 traz 614 cavalos de potência e 906 N.m de torque, também com motor duplo.

Já o R1T é uma comparação mais justa com o caminhão da Tesla, visto que é mais focado nas estradas. Ele tem quatro motores, um para cada roda. Apresenta diversas configurações, mas o veículo de alta performance terá uma potência de 750 cavalos e um torque de 1.124 N.m.

Apenas algumas informações sobre o Hercules Alpha foram reveladas, e uma delas é seu sistema de acionamento com quatro motores, totalizando 1.000 cavalos de potência, e um AWD avançado de torque. Da mesma forma, o Atlis XT vem com quatro motores independentes de tração, mas suas configurações não foram especificadas ainda.

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AUTONOMIA

Talvez um dos pontos mais críticos para um potencial comprador de um veículo elétrico é sua autonomia. Mesmo que a maioria das pessoas não ande mais do que algumas dezenas de quilômetros.

Aqui, Cybertruck e XT (em sua melhor configuração) empatam na liderança, com 804 km para ambos. Deve-se levar em conta que um valor dessas proporções chega a ser absurdo, então a bateria terá de ser grande o suficiente para tornar isso possível, o que pode afetar adversamente outros aspectos do desempenho, como manuseio e frenagem. A Atlis estima que, no total, a bateria do XT tenha vida útil de mais de 1,6 milhão de quilômetros.

Em seguida, temos o R1T, com 643 km de autonomia. Tal qual os modelos citados anteriormente, há muito peso a ser considerado. Na configuração média, o Atlis XT também alcança esta marca. O modelo Hercules aparece depois, cuja estimativa de autonomia de 482 km por carga, assim como a menor configuração do XT.  Por fim, o Bollinger B2 que, apesar de ser o mais capaz no off-road, não apresenta uma autonomia impressionante. A estimativa é que o B2 faça 321 km por carga.

Outro ponto importante a se mencionar é a velocidade de recarga, divulgada apenas pela Rivian e pela Atlis. O R1T suporta carregamento rápido DC de até 160 quilowatts, rápido o suficiente para carregar em 30 minutos – supondo que esse tipo de carregador seja fácil de encontrar. Em carregadores de nível 2, o tipo mais comum em pontos de recarga pública, a empresa diz que o caminhão é recarregado em oito horas. Já o XT, em recarga rápida, fica pronto para uso em 15 minutos. Não foi especificado como será em um carregador comum.

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CARGA ÚTIL E REBOQUE

Os compradores de caminhões se preocupam com a capacidade potencial do veículo de transportar e rebocar praticamente qualquer coisa. Então, quando se trata de capacidade de reboque, como se comportam os nossos concorrentes?

Em primeiro lugar aparece o Atlis, que alega poder transportar 7,7 toneladas. No entanto, as configurações finais do veículo variam, com o peso total do carro somado às cargas rebocadas variando de nove a quase 16 toneladas. A segunda posição é do Cybertruck, capaz de carregar 6,3 t no reboque. O próximo na lista é o Hercules Alpha, com 5,6 toneladas. Em seguida aparece o Rivian, que reivindica quase cinco toneladas. O último lugar da categoria é ocupado, novamente, pelo Bollinger, capaz de transportar apenas 3,4 toneladas.

Em relação à carga útil, o B2 sai na frente, com uma capacidade reivindicada de 2.300 kg. Assim como na carga de reboque, o XT tem configurações variando entre 450 kg e 2.300 kg. Na sequência, o Alpha ocupa o lugar, alegando uma capacidade de 1.100 kg de carga útil. Os outros veículos do comparativo não divulgaram valores para esta categoria.

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CUSTO

Por último, e não menos importante, chegamos à questão que mexe com o bolso. Quanto custará cada um desses veículos? Apesar dos preços serem listados originalmente em dólares, vamos convertê-los em reais.

Infelizmente, nem todos os preços foram divulgados. É o caso do Hercules Alpha. A Tesla, por sua vez, diz que a Cybertruck custará a partir de R$ 166 mil. Contudo, ao lançar seu Model 3, a empresa fez o mesmo tipo de anúncio, mas o valor permaneceu o mesmo por pouco tempo. Só sabemos que será caro (principalmente os modelos mais completos).

Da mesma forma, a picape da Atlis custará a partir de R$ 189 mil, em seu modelo mais básico. O terceiro da lista é o Rivian R1T, que começa em R$ 290 mil. Assim como suas concorrentes, a montadora não especificou valores de seus modelos mais completos. Logo, podemos prever que eles cheguem na casa dos R$ 400 mil.

Mais uma vez na última colocação, temos o Bollinger B2, com um preço inicial salgado: R$ 526 mil. O B2 é como um sucessor do caminhão Hummer H1, no qual se gasta muito pelas capacidades off-road e design robusto, mas não é muito mais que isso.

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Uma categoria que optamos por não comparar é o estilo de cada picape. Cada montadora tem uma ideia muito diferente de como deve ser um caminhão elétrico, indo desde veículos muito parecidos com as caminhonetes tradicionais, até a picape futurista da Tesla. Com o tempo, saberemos se o estilo afetará os compradores tradicionais, assim como as respostas para outras perguntas que ainda pairam sobre os caminhões elétricos.

Modelo

Potência (em cavalos)

Torque (em Newton-metro)

Carga útil (em kg)

Capacidade Reboque (em toneladas)

Autonomia (km/carga)

Custo (em milhares de reais)

Tesla Cybertruck

762

980

N/D

6,3

804

168

Atlis XT

N/D

N/D

450 – 2.300

7,7

482 – 804

189

Bollinger B2

614

906

2.300

3,4

321

526

Rivian R1T

750

1.124

N/D

5

643

290

Hercules Alpha

1000

N/D

1.100

5,6

482

N/D

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital