A produção em massa do hatchback elétrico ID 3 começou há alguns dias na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha. Ainda assim, nesta sexta-feira (8), a gigante automotiva anunciou que vai começar a fabricar protótipos de um VE específico da China na nova fábrica do país asiático, em Anting, cidade próxima à Xangai. 

A instalação é fruto de uma join venture entre a fabricante alemã e a SAIC Motor. De acordo com um comunicado divulgado pela Volkswagen, a construção da fábrica levou apenas um ano para ser concluída, e foi feita exclusivamente para a fabricação de veículos com base na plataforma MEB da VW. A produção em série está prevista para começar em outubro de 2020. 

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Estima-se que o espaço em Anting tenha uma capacidade de produção anual de 300 mil unidades. Em conjunto com uma fábrica de joint venture FAW-Volkswagen em Foshan, China, a montadora alemã terá a capacidade de montar cerca de 600 mil veículos elétricos por ano somente no país asiático. 

De acordo com a montadora, a nova fábrica em Anting foi projetada para ser tão eficiente quanto a da Alemanha. O novo local ocupa menos área do solo devido à utilização do espaço, que é maior do que em uma instalação de montagem típica. Além disso, seis linhas de carros diferentes também podem ser construídas simultaneamente, o que significa que esta será provavelmente a melhor fábrica da China. 

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O modelo de identificação específico do país é o primeiro de uma gama de veículos elétricos da VW. Até 2025, espera-se ao menos 15 modelos diferentes baseados em MEB para uma série de marcas do Grupo Volkswagen sejam montados na China. 

“O Grupo Volkswagen projeta um volume total de 22 milhões de carros totalmente elétricos em todo o mundo até 2028, com mais de 50% destinado à China”, afirmou Dr. Herbert Diess, presidente do conselho de administração da Volkswagen AG, em comunicado. A populosa nação desempenhará um papel crítico nos planos da montadora de abandonar veículos movidos a combustão. Completando, Diess disse que seu objetivo é ser neutro em carbono até 2050.

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Via: CNET