O Facebook está realizando uma pesquisa para entender como as mídias sociais impactam a democracia. Sua metodologia, porém, é um pouco estranha. A rede social está pagando a seus usuários para que eles se desconectem de suas contas antes da eleição presidencial deste ano nos Estados Unidos. A informação foi divulgada inicialmente por Elizabeth Dwoskin, repórter do Washington Post e confirmada pela rede social.
O estudo é feito em parceria com pesquisadores externos e a expectativa é que entre 200 mil e 400 mil usuários aceitem participar. “Para continuar a amplificar tudo o que é bom para a democracia nas redes sociais e mitigar o que não é, precisamos de pesquisas mais objetivas, imparciais e empiricamente fundamentadas”, explicou a rede social.
“É por isso que hoje estamos anunciando uma nova parceria de pesquisa para entender melhor o impacto do Facebook e do Instagram nas principais atitudes e comportamentos políticos durante as eleições dos EUA em 2020”, acrescentou.
Facebook paga usuários para desativarem conta. Foto: Thaspol Sangsee/Shutterstock
Pelos prints postados pela repórter, os usuários recebem uma notificação pop-up da rede pedindo que selecionem a quantia desejada para participar da pesquisa. O Facebook oferece as opções de US$ 10, US$ 15 e US$ 20 por semana. A solicitação pode ser de desativar a conta por apenas sete dias ou até por seis semanas.
Um porta-voz da rede social confirmou o pagamento de usuários que completarem pesquisas ou desativarem as contas. “Qualquer pessoa que optar por participar – seja completando pesquisas ou desativando o Facebook ou Instagram por um período de tempo – será compensada”, afirmou Liz Bourgeos no Twitter.
So Facebook is now going to pay people to deactivate their IG and FB accounts before Election Day. It’s part of the research experiment announced Monday but WOW. This notice went out this week. pic.twitter.com/tV7DAw8F5I
— Elizabeth Dwoskin (@lizzadwoskin) September 3, 2020
O Facebook afirmou que não pretende divulgar os dados até, pelo menos, metade de 2021. Por fim, a rede social afirmou que a pesquisa não tem impacto no resultado das eleições, já que sua amostra equivale a apenas 0,1% dos votantes. Vale destacar que, por se tratar de uma pesquisa relacionada às eleições americanas, apenas usuários residentes do país podem participar.
Facebook e as eleições
Esta, porém, não é a única medida que vai ser tomada durante o período eleitoral no país. O Facebook afirmou nesta quinta-feira (3) que vai interromper a publicação de novos anúncios de propaganda política durante a semana anterior às eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro. Os anunciantes, no entanto, ainda poderão conduzir campanhas já existentes e ajustar a segmentação do público-alvo.
O CEO da companhia, Mark Zuckerberg, diz que a medida atende a falta de tempo hábil para que as informações de anúncios políticos possam ser verificadas e, se for o caso, contestadas. Em publicação na plataforma, o executivo ainda apresentou uma série de iniciativas para combater a desinformação sobre o processo de votação norte-americano.
Via: The Verge