Nesta semana, a Uber passou a enviar e-mails para que seus usuários soubessem de uma mudança na taxa de cancelamento das corridas solicitadas pelo aplicativo. As alterações estão relacionadas aos valores mínimo e máximo, bem como à adição da categoria Uber Flash na lista das que podem implicar em taxas decorrentes de cancelamentos. De acordo com a empresa, as novidades já estão em vigor desde o dia 21 de setembro.

A taxa de cancelamento, que antes tinha como valor máximo R$ 12 na categoria Uber Black, agora pode custar até R$ 20, com valor mínimo de R$ 5, o qual era de apenas R$ 1,50 no Uber Juntos. O cálculo, no entanto, continua sendo feito da mesma maneira: desde o ano passado, quando parou de cobrar um valor fixo em casos de cancelamento, a Uber considera o tempo e a distância percorrida pelo motorista desde a solicitação até o cancelamento para gerar uma taxa.

Tanto o motorista quanto o usuário podem executar a ação a qualquer momento após a solicitação da viagem, mas os passageiros têm apenas dois minutos após a confirmação da corrida para não sofrer nenhuma cobrança. Para que saiba com o que está lidando, o usuário é avisado do valor da taxa antes de confirmar o cancelamento.

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Taxa também é cobrada do usuário quando motorista espera por mais de cinco minutos no ponto de embarque e decide cancelar. Imagem: Uber/Divulgação

Vale lembrar que a taxa de cancelamento também será cobrada do passageiro se o usuário deixar o motorista esperando por mais de cinco minutos no local de embarque e o parceiro da Uber optar por cancelar a viagem.

Ainda segundo a Uber, existem maneiras para entender se a corrida foi cancelada pelo passageiro porque o motorista demorou demais ou seguiu um caminho diferente do indicado para que encontrasse o usuário. Essa estratégia costuma ser utilizada pelos parceiros para forçar os futuros passageiros a cancelarem a viagem.

A Uber ainda não revelou as motivações por trás dos reajustes relacionados à taxa.

Via: Uol