A Tim anunciou nesta sexta-feira (20), durante o Cubo Conecta 2019, que, por meio de uma licença específica da Anatel, a operadora instalará no local, até o fim do ano, uma antena com a rede de quinta geração em parceria com a Ericsson, para que as startups baseadas no Cubo Itaú possam testar e desenvolver aplicações potencializadas pela nova tecnologia.

A ativação é mais uma celebração da parceria de quatro anos do Cubo com a operadora, que já havia instalado no espaço o NB-IoT, uma plataforma dedicada para o desenvolvimento de soluções de internet das coisas com baixo consumo de energia e grande alcance de cobertura.

“A Tim quer estar inserida em ambientes de inovação, de pesquisa e de empreendedorismo, como o Cubo Itaú, viabilizando tecnologias que fomentem esse ecossistema favorável a criação de novos produtos e serviços que melhorem a vida dos cidadãos do nosso País. Estamos engajados na busca de novas aplicações que contemplem já a próxima onda tecnológica, o 5G, e a parceria com o Cubo Itaú é parte importante deste processo”, avaliou o CTIO da Tim Brasil, Leonardo Capdeville.

Para o Cubo Conecta 2019, evento de celebração do aniversário do espaço, a operadora apresentará experiências de alta performance na rede 4G em parceria com a Ericsson no lounge TIM – IoT, indústria 4.0, AR, baixa latência – que poderão ser potencializadas com o 5G. Todas as experimentações estarão disponíveis para os visitantes do Cubo Itaú durante o evento.

O que é Cubo Itaú?

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú, em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que acelera a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups.

Está localizado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e tem em toda a sua rede, física e digital, mais de 250 startups. O espaço também oferece workshops, palestras e encontros relevantes para o crescimento do ecossistema de inovação.

Parceria 

Neste último ano da parceria, a Tim disse que avaliou mais de 200 soluções e ultrapassou o lançamento de 30 desafios para startups do Cubo, além de organizar mais de 20 pitches de inovação e 10 provas de conceito com startups. Um dos exemplos, segundo a operadora, é a MOL – Mediação Online, empresa especializada na resolução de conflitos, que ajuda com os desafios de redução de custos no contencioso. Além dela, há também a OvermediaCast, que traz soluções de videobot para aumentar a satisfação dos clientes com o atendimento.

Nos últimos 12 meses, a Tim estima que quase uma centena de colaboradores das áreas de compras, sustentabilidade, governança, financeiro, logística, RH, comercial, marketing, atendimento e tecnologia passaram por imersões no maior ecossistema de startups da América Latina para avaliar e explorar aspectos relacionados à transformação digital e seus desdobramentos no ambiente corporativo.

“Muito mais do que dar apoio à iniciativa, temos o Cubo como um ambiente inspirador para nossas equipes internas, permitindo uma troca de conhecimento muito valiosa para nós como empresa”, disse Capdeville.

O CTO da Tim Brasil acredita que o Cubo tem sido importante na construção da maneira de pensar a cultura digital da operadora. “O nosso processo de Transformação Digital tem o Cubo como um hub de inovação que combina educação empreendedora, cultura digital, espaços colaborativos, novas experiências e uma densidade de negócio única na América Latina”, completou Capdeville.