Spotify lança três playlists de podcasts para promover conteúdo

Listas de reprodução foram lançadas em seis países, incluindo o Brasil
Redação21/04/2020 20h40, atualizada em 21/04/2020 21h15

20200227011204

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na tentativa de chamar atenção para os podcasts em sua plataforma, o Spotify anunciou, nesta terça-feira (21), que está lançando três listas de reprodução semanais com curadoria humana. As temáticas “Brain Snacks” (Lanches Cerebrais, na tradução livre para o português), “Crime Scene” (Cena do Crime) e “Best Podcasts of the Week” (Melhores Podcasts da Semana) estarão, em breve, disponíveis no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Reino Unido e México.

A principal intenção da plataforma é influenciar pessoas que já escutaram podcasts a criarem o hábito de ouvi-los no Spotify. De acordo com Courtney Holt, vice-presidente e chefe global de estúdios e vídeos da empresa, as playlists devem envolver, também, quem nunca consumiu esse tipo de conteúdo.

Ainda segundo Holt, foi possível perceber que os hábitos dos ouvintes mudaram muito durante o período de isolamento social. “Acho que muitas pessoas estão mudando comportamentos por um tempo limitado, mas também temos sinais – olhamos para nossa plataforma globalmente – e estamos vendo conjuntos de dados diferentes em diferentes mercados que estão em diferentes estágios de resposta à pandemia”, informou. Contudo, o lançamento das três playlists teria acontecido com ou sem a Covid-19.

Reprodução

A novidade do Spotify pode incomodar produtores da indústria dos podcasts, afinal, a Apple, pioneira e referência no segmento, cria playlists editoriais, em vez de simples listas de reprodução. Além disso, diferentemente da Apple, o Spotify produz seu próprio conteúdo, que pode se tornar concorrência eventualmente. “O objetivo é destacar o setor”, afirmou Holt. “Então, acho que quanto mais fazemos isso, melhor é para todos”.

“O produto só funciona se tiver integridade editorial, nossos editores receberam instruções para escolher qual é o melhor conteúdo”, explicou Holt. “O objetivo é refletir o que é interessante para um público amplo e, se nossos programas chegarem à ocasião, isso é ótimo, mas a ideia é que essa não é uma maneira de celebrar o conteúdo produzido pelo Spotify. É uma maneira de celebrar os programas que você tem que ouvir em uma semana porque eles são incríveis”, completou.

Junto com o as novas playlists, o Spotify também está lançando um recurso no painel da plataforma Spotify for Podcasters, para criadores de conteúdo, que enviará notificações toda vez que o podcast do usuário for adicionado a uma das três listas de reprodução.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital