Samsung anuncia solução de drone com IA para otimizar antenas

Tecnologia faz em 15 minutos processo que dura algumas horas e que demanda muita mão de obra
Redação25/06/2020 18h45, atualizada em 25/06/2020 19h30

20200625033830-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quinta-feira (25), a Samsung anunciou uma demonstração bem-sucedida de sua solução baseada em drone que visa auxiliar na avaliação de antenas para redes 4G e 5G. A intenção é que o produto permita aos operadores gerenciar as instalações de forma automatizada.

Para a demonstração, um engenheiro da Samsung utilizou um smartphone com um aplicativo de controle remoto, que pilotou o drone equipado com uma câmera para tirar fotos das antenas instaladas no telhado de um edifício. A partir dos dados visuais capturados pela câmera e enviados simultaneamente para um servidor em nuvem, uma inteligência artificial (IA) verificou a inclinação e a rotação das antenas para determinar se a instalação foi feita corretamente.

Em menos de um minuto, os dados foram enviados e processados para entregar o resultado em tempo real aos engenheiros que acompanhavam a demonstração. No total, do lançamento do drone à entrega dos resultados, a solução da Samsung leva cerca de 15 minutos. O processo feito manualmente por técnicos que sobem em antenas pode demorar diversas horas para ser concluído.

Confira o vídeo em que a Samsung anuncia sua solução:

Agora, além do recurso para avaliação das antenas, a Samsung pretende incluir na solução funções que permitirão aos engenheiros o ajuste remoto das antenas a partir de dispositivos móveis ou computadores.

“À medida que o número de pontos de rede 5G cresce, houve um foco maior no desempenho da rede por parte das operadoras, e estamos vendo uma demanda crescente do mercado por soluções inteligentes para manutenção das antenas”, disse Sohyong Chong, vice-presidente e chefe de Automação de Rede e Negócio de Redes da Samsung.

“Quando essa solução for lançada globalmente no fim deste ano, oferecerá uma maneira mais segura, econômica e conveniente de satisfazer as demandas do mercado, aproveitando nossos recursos exclusivos na combinação das mais recentes tecnologias – drones, IA e 5G”, completou.

Via: Tech Xplore

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital