Instagram Shop chega ao Brasil

Usuários podem comprar produtos diretamente pela aba 'Explorar' da rede social
Luiz Nogueira30/07/2020 19h39, atualizada em 30/07/2020 19h50

20200730045329-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Para facilitar a maneira com que os usuários realizam compras na plataforma, o Instagram disponibilizou no Brasil a opção Shop. Trata-se de uma nova seção dentro da aba ‘Explorar’ em que são exibidas opções para que os utilizadores adquiram produtos sem precisar sair da rede social.

De acordo com a empresa, a implementação chega com o objetivo de ajudar os usuários a descobrir novas tendências, obter recomendações personalizadas e comprar de marcas e criadores em um só lugar.

Shop.png

Ao que parece, o Instagram procura adicionar gradualmente recursos de compra no aplicativo. Em 2018, por exemplo, a plataforma passou a permitir que os usuários colocassem etiquetas digitais em fotos e vídeos indicando produtos que estavam à venda. No ano passado, a rede social implementou um sistema básico de compras.

Facebook Shop

Além do Instagram, a rede social principal de Mark Zuckerberg disponibilizou um sistema bastante semelhante. Em maio deste ano, o Facebook anunciou a chegada do recurso “Lojas”. O objetivo da implementação é facilitar os negócios ao permitir que comerciantes criem um local de venda online personalizado para que os clientes possam acessá-lo direto pela rede social.

Os criadores podem escolher fotos dos produtos que desejam colocar no catálogo e personalizar a aparência da loja com cores que remetam à identidade visual da marca. Isso faz com que qualquer um, independente do orçamento disponível, possa digitalizar o negócio e oferecer mais opções de compra aos seus clientes.

O comprador pode encontrar a loja criada a partir da página da empresa no Facebook ou na conta do Instagram. Além disso, é possível acessar o estabelecimento virtual por meio dos ‘Stories‘ ou anúncios. No Brasil, por enquanto, a loja Agilità, que vende produtos de moda feminina, testa o recurso “Lojas”. Ao acessar a página da empresa, basta escolher a opção logo abaixo das opções da página.

Uma vez dentro, é possível ter acesso a toda a coleção, salvar produtos para adquirir mais tarde ou realizar o pedido. Para finalizar a compra, o consumidor é direcionado para o site da marca, já que a plataforma ainda não disponibiliza uma opção para pagamento direto.

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital