O Facebook anunciou o lançamento de uma ferramenta para criar campanhas pessoais para arrecadação de fundos (as populares “vaquinhas“) no Instagram. Inicialmente a ferramenta estará em teste nos EUA, Reino Unido e Irlanda, antes de ser lançada em outros países.
As campanhas devem seguir uma das categorias já usadas no Facebook: empresas, grupos e projetos da comunidade, alívio de crise, educação, fé, família, hobbies, medicina, memorial e luto, emergência pessoal, animais de estimação, esporte e competições, viagem ou voluntariado. Os pagamentos estão sendo processados através da Stripe.
Cada campanha dura 30 dias, mas pode ser renovada sem limites. Segundo o Facebook, todas as campanhas analisadas serão submetidas a análise antes da publicação, para garantir que estejam de acordo com as regras.
Quem doar para uma campanha poderá escolher entre tornar sua doação pública ou mantê-la privada. De qualquer forma, quem organizou a campanha poderá ver o nome de usuário, de perfil e quantidade doada por cada doador.
Segundo o Facebook, nos próximos meses o recurso será expandido para outros países, e a empresa irá facilitar o processo de compartilhar uma doação no Feed ou em Stories.
Fonte: Facebook