Estudo aponta que algoritmo do Instagram prefere fotos com pouca roupa

Fotos de mulheres de biquíni, roupa íntima ou homens sem camisa apareceram no feed dos usuários com proporção notavelmente maior do que outros tipos de conteúdo
Equipe de Criação Olhar Digital15/06/2020 19h04

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Um estudo conduzido pela AlgorithmWatch e pela European Data Journalism Network indica que o Instagram tem uma tendência a mostrar no feed dos usuários mais fotos de pessoas com pouca roupa do que outros tipos.

Vinte e seis voluntários instalaram em seus navegadores uma extensão que periodicamente abria a página do Instagram e registrava quais posts apareciam no topo do feed. Depois, eles seguiram um conjunto de criadores de conteúdo que usam o Instagram para promover suas marcas ou atrair clientes.

Das 2.400 fotos que os criadores de conteúdo postaram durante o estudo, 326 delas (21%) mostravam mulheres de biquíni ou roupa íntima e homens sem camisa. Se o algoritmo do Instagram estivesse tratando todas as fotos de forma igual, a proporção destas imagens no feed dos usuários seria similar. Entretanto, 30% dos posts destas contas que foram exibidos para os voluntários tinham pessoas seminuas.

Posts com mulheres seminuas tinham 54% mais chance de aparecer no feed, e os com homens sem camisa 28% mais chance. Em contraste, posts com fotos de comida ou paisagens tinham 60% menos chances de aparecer.

Reprodução

Segundo estudo, fotos como esta seriam privilegiadas pelo algoritmo do Instagram. Fonte: Divulgação/Spinali

Nicolas Kayser-Bril, repórter do AlgorithmWatch, acredita que os algoritmos do Instagram estão detectando e perpetuando o comportamento de alguns usuários. No Twitter, ele disse: “Uma minoria dos usuários do Instagram vê a plataforma como uma fonte de pornografia leve e seu comportamento está provavelmente sendo detectado por sistemas de aprendizado de máquina, amplificado e com isso imagens de nudez são mostradas a todos os usuários, num círculo vicioso”.

Esta tendência no algoritmo pode acabar influenciando o comportamento dos criadores de conteúdo, entre eles as mulheres, que podem ser levadas a postar fotos mais reveladoras para atrair mais usuários.

Os pesquisadores reconhecem que esta tendência em relação à nudez não se aplicou a todos os voluntários. Eles suspeitam que embora o Instagram promova a nudez no geral, outros fatores, como personalização, podem estar alterando o comportamento.

Segundo eles é impossível ter conclusões concretas sem acesso aos dados internos e servidores de produção mantidos pelo Facebook, proprietário do Instagram.

A empresa contesta os resultados do estudo, e afirma: “Esta pesquisa é falha de várias maneiras e mostra um desconhecimento de como o Instagram funciona. Classificamos as postagens em seu feed com base no conteúdo e nas contas nas quais você demonstrou interesse, e não em fatores arbitrários, como a presença de roupas de banho”.

Fonte: The Next Web