O Google vai voltar a disponibilizar sua ferramenta de mapas para o Apple Watch e otimizar sua presença no CarPlay. O anúncio foi feito por meio de um post no blog da empresa na segunda-feira (10), e as novidades devem chegar já “nas próximas semanas”.

O Google Maps foi retirado do Apple Watch em 2017. Na época, o Google afirmou em comunicado que “esperava retomá-lo novamente no futuro”, mas não deu muitas explicações. Agora, o recurso retorna ao relógio numa versão repaginada e, de certo modo, simplificada. 

 

apple_watch_app.gif

Funcionamento do Google Maps no Apple Watch. Gif: Reprodução/Google


No smartwatch, o Maps poderá ser utilizado para algumas funções básicas, como checagem do tempo estimado de viagem e rotas para destinos salvos, além de outros atalhos designados previamente no aplicativo para celular.

Não será possível determinar rotas inéditas diretamente do Apple Watch. Destinos não salvos continuarão tendo que ser selecionados primeiramente no celular, e depois acompanhados por meio do relógio. 

Google Maps integrado ao Dashboard do CarPlay

A presença do Google Maps no CarPlay não é novidade, mas será melhorada. O aplicativo, que já podia ser instalado para rodar no display principal, agora será integrado ao Dashboard, espaço reduzido onde ficam gadgets como aplicativos de mídia e calendário.

MAPS_Carplay_Announcement_vIbdixQ.gif

Funcionamento do Google Maps no Dashboard. Imagem: Reprodução/Google

O Dashboard foi introduzido ao CarPlay com o lançamento do iOS 13, em 2019. Até agora, o modo era compatível apenas com o Apple Maps. Quando disponibilizados, os mapas do Google ocuparão a mesma porção da tela e funcionarão de forma idêntica aos da Apple, com instruções de rotas em tamanho reduzido.   

De acordo com o Google, o recurso de mapas será compatível com o Dashboard globalmente, em todos os veículos com suporte CarPlay. O lançamento é esperado para acontecer em conjunto com a próxima atualização do iOS, que deve chegar ainda esta semana.

Já o aplicativo para Apple Watch deve demorar um pouco mais, com lançamento previsto para daqui algumas semanas, também globalmente.

Via: Google