Tesla pode entrar no mercado de smartwatches com relógio infantil

Smartwatch X5 Play é desenvolvido em parceria com a norueguesa Xplora Technologies; motivo do envolvimento da montadora é incerto
Davi Medeiros11/08/2020 11h57, atualizada em 11/08/2020 12h30

20191126105811

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando se fala na Tesla, se pensa em todo tipo de tecnologia automotiva de última geração, mas existem sinais de que a empresa pode estar diversificando seus negócios. Em uma solicitação de registro encaminhada à Comissão Federal de Comunicações (FCC), a companhia de Elon Musk é citada como desenvolvedora de um smartwatch infantil.

A solicitação é de autoria da empresa norueguesa Xplora Technologies, especializada em tecnologia vestível para crianças. O produto a ser aprovado pela FCC é o X5 Play, um relógio desenvolvido para que os pais acompanhem as atividades de seus filhos e que permite o envio de mensagens de voz.

No documento enviado à FCC, a Xplora cita a Tesla Motors como parceira no desenvolvimento do produto, mas não entrega detalhes da participação da empresa.

Xplora-smartwatch-Tesla.jpg

Relógio X5 Play da Xplora Technologies. Imagem: Reprodução

Mercado infantil

O motivo do interesse da Tesla por smartwatches infantis é incerto, mas especulações já circulam em alguns sites pela internet.

O palpite da Elektrek é que a companhia de Elon Musk poderia ter adquirido a Xplora Technologies para disponibilizar os produtos da norueguesa aos seus funcionários. No entanto, não faria sentido pedir autorização à FCC se fosse o caso, já que a comissão avalia solicitações de lançamento de produtos no mercado estadunidense.

Já o Auto Evolution aposta numa utilidade cotidiana para o smartwatch. De acordo com o site, é plausível que o relógio seja utilizado para que os carros levem as crianças à escola sem motorista. Contudo, essa hipótese também apresenta limitações. Afinal, seria perigoso confiar numa criança determinando o destino de um automóvel por meio de um relógio — será que elas iriam realmente para a escola?

Até o momento, a única hipótese realmente razoável é a que exclui as crianças da equação. Como já existem aplicativos para Apple Watch que controlam carros da Tesla, é provável que a empresa esteja desenvolvendo um hardware próprio para atender à mesma finalidade. Desse modo, é possível que o smartwatch seja lançado como uma alternativa de “chave” para os carros Model Y e Model 3.

Seja qual for o motivo, o envolvimento da Tesla com o produto continua intrigante. Afinal, o X5 Play é, de fato, um relógio infantil. Mais informações devem ser reveladas no futuro.

Colaboração para o Olhar Digital

Davi Medeiros é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital