Nesta segunda-feira (20), o Google completa 15 anos de atuação no Brasil. O país, considerado um dos cinco principais mercados para a empresa, agora possui escritórios espalhados por diversos locais, mas foi em Minas Gerais que tudo começou.
Após a aquisição de uma startup mineira chamada Akwan, criada por integrantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 2005, a empresa iniciou a expansão por aqui. Mesmo após anos, o local “inicial” ainda é muito importante para a companhia, principalmente porque lá ainda são realizadas muitas pesquisas que ajudam a melhorar o sistema do mundo inteiro.
Pouco depois da chegada da empresa por aqui, mais precisamente em 2007, a companhia lançou no país o YouTube, plataforma de vídeos que se tornou bastante popular – e que se mantém muito popular até hoje. No mesmo ano, se localizar pelo Brasil se tornou bem mais fácil com a disponibilização do Google Maps.
Google Maps foi disponibilizado no Brasil em 2007. Foto: Reprodução
Cerca de dois anos depois, em 2009, o Brasil recebeu os primeiros aparelhos equipados com o sistema operacional Android. Conhecidos pelos nomes Galaxy i7500 e HTC Magic, os dispositivos representavam o que havia de mais moderno para a época – mesmo que o preço sugerido não tenha sido nada convidativo, R$ 1.799 e R$1.200, respectivamente.
A partir de 2010, procurar nossas ruas para ver se fomos “capturados” pelo carro do Google se tornou rotina. Isso porque o Street View chegou oficialmente, com imagens de 51 cidades no lançamento. O Google Shopping deu as caras no ano seguinte, oferecendo uma vitrine virtual para a compra de produtos.
Em 2013, com uma iniciativa bastante interessante, o Google trouxe museus para o mundo virtual. Inhotim, museu localizado em Minas Gerais, foi o primeiro a céu aberto do mundo a ter Street View.
Transformar televisores comuns em centrais de entretenimento se tornou possível em 2014, com a chegada do Chromecast. Dois anos depois, o Google deu um grande passo ao oferecer oportunidades às novas empresas com a abertura do Campus São Paulo do Google for Startups e do Partner Plex São Paulo.
Chromecast transforma TVs em centrais de entretenimento. Foto: Reprodução
O ano de 2017 se tornou um dos mais emblemáticos para a empresa por aqui. Além da chegada do Cloud, que trouxe a computação em nuvem, a empresa comemorou a disponibilização do Google Assistente totalmente localizado em português. No mesmo ano, os brasileiros tiveram acesso ao Google Pay, solução de pagamentos da empresa, e ao YouTube Space Rio.
Google Assistente com localização em português foi lançado em 2017. Foto: Alvaro Scola Neto
Por fim, em 2020, ano em que o mundo foi atingido pela pandemia do novo coronavírus, engenheiros de Belo Horizonte ajudaram em um projeto muito importante: o painel informativo sobre a Covid-19. Atualmente, a criação é usada no mundo todo para se ter dados atualizados sobre a pandemia.
Além disso, como parte do Google Arts & Culture, a empresa lançou uma ferramenta que permite traduzir e aprender hieróglifos egípcios. Chamado de Fabricius, o sistema, resultado de uma parceria entre o Centro Australiano de Egiptologia da Macquarie University, a Psycle Interactive e egiptologistas do mundo inteiro, utiliza o aprendizado de máquina para compreender os hieróglifos e transmitir o conhecimento.