Quem assistiu ao filme “Jogo da Imitação” conhece a história de Alan Turing e sua equipe, responsáveis por vencer a máquina alemã Enigma e ajudar a derrotar os nazistas na 2ª Guerra Mundial. O que poucos sabem, porém, é que o lugar onde tudo aconteceu virou um grande museu, na Inglaterra, a cerca de 80 km do norte de Londres.
Mas, como tantos outros pontos turísticos afetados pela pandemia do coronavírus, o Bletchley Park viu sua receita cair em 2 milhões de libras esterlinas. Porém, nem tudo está perdido. O Facebook anunciou uma doação de 1 milhão de libras esterlinas para a instituição de caridade Bletchley Park Trust, responsável pela administração do local.
Facebook fez doação milionária ao museu Bletchley Park. Foto: Kryuchka Yaroslav/Shutterstock
Segundo Mike Schroepfer, CTO do Facebook, a rede social se sente “sortuda” em estar envolvida com o museu, já que a empresa “simplesmente não existiria hoje” sem suas realizações. “O trabalho de seu cientista mais brilhante, Alan Turing, ainda inspira nossas dezenas de milhares de engenheiros e cientistas pesquisadores hoje”, acrescentou.
Steve Hatch, vice-presidente do Facebook Europa, afirmou que “as conquistas de Alan Turing e da equipe de Bletchley beneficiaram muito a todos nós, incluindo o Facebook. Estamos entusiasmados em ajudar a preservar este lar espiritual da computação moderna”.
We have some more good news to share – Bletchley Park has received a generous donation of £1m from @Facebook.
This vital support will contribute to our ongoing work and help mitigate the financial impact the coronavirus pandemic has had on the Trust. pic.twitter.com/Ysee34JsCP
— Bletchley Park (@bletchleypark) October 13, 2020
Com a perda dos turistas, o Bletchley Park planejava demitir até um terço dos seus funcionários, o que deve ser evitado por conta das doações. Além do montante do Facebook, a instituição recebeu 447 mil libras esterlinas do Culture Recovery Fund, do Reino Unido. “Com este apoio significativo, o Bletchley Park estará melhor posicionado para operar no ‘novo mundo’ e manter suas portas abertas para as gerações futuras”, afirmou o CEO, Ian Standen.
Origem da computação
O local tem realmente uma grande importância para a computação. Foi lá que foram desenvolvidas as bases para a codificação das máquinas modernas. O primeiro computador digital do mundo, o Colossus, foi construído no local. Foi onde hoje se encontra o museu que Alan Turing desenvolveu os conceitos básicos por trás da ciência da computação, da inteligência artificial e outras tecnologias que impulsionam o mundo até hoje.
Via: Engadget