Para ajudar os consumidores a saber se há alguma linha registrada em seu nome, as empresas de telecomunicação brasileiras, em parceria com a Anatel, disponibilizaram um site para que a consulta seja realizada. O endereço verifica a existência de linhas de telefones pré-pagos registradas no CPF dos usuários.

A consulta é feita considerando o banco de dados das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. A partir desta quarta-feira (15), a ferramenta se torna disponível para consumidores das regiões Centro-Oeste e Nordeste, o site entrou no ar em 6 de janeiro para consultas de CPFs no Norte do país. Em 22 de janeiro, consumidores das regiões Sul e Sudeste poderão realizar a consulta.

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Caso alguma irregularidade seja constatada, o consumidor deve solicitar junto à operadora o cancelamento. A solicitação deve ser atendida em até 24 horas se solicitada diretamente a um atendente, e até 48 horas se o pedido for realizado por sistemas automatizados.

O site ainda possui uma área destinada a sanar as dúvidas dos consumidores em relação à iniciativa. É possível encontrar, por exemplo, o número de telefone das centrais de cada uma das operadoras para que o contato seja realizado.

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As empresas também podem entrar em contato com os números de telefone que não tenham a titularidade reconhecida para solicitar a atualização cadastral. A iniciativa, apresentada dentro do Plano de Ação Setorial, foi aprovada pela Anatel dentro do âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Via: Telesíntese