O Procon do Estado de São Paulo fez um levantamento das empresas que mais registraram reclamações no ano de 2019. As três primeiras colocações foram ocupadas por operadoras de telefonia, Vivo, Claro/NET e TIM, respectivamente.

O balanço, que foi finalizado em janeiro, registra que as três empresas somam mais de 80 mil casos de atendimento relacionados a reclamações de consumidores.

Ranking de Reclamações

Dados: Procon-SP

As principais queixas se concentram nas práticas de cobranças indevidas ou abusivas. Além disso, há reivindicações registradas sobre serviços não fornecidos, reajustes e problemas com rescisão de contrato. 

Das principais operadoras do país, apenas a Oi e a Nextel ficaram de fora do “Top 10”, figurando na 13ª e 23ª posição, respectivamente. No caso delas, a questão de cobrança indevida também está presente na maioria das reclamações registradas.

O Olhar Digital entrou em contato com as operadoras citadas, porém, até o momento da publicação desta matéria, apenas a TIM respondeu, afirmando:

“A TIM informa que tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas no Procon-SP e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado. A operadora segue investindo nos seus canais de relacionamento – call center, autoatendimento via app, USSD (*144#), redes sociais, site, dentre outros – com foco na melhoria contínua da experiência do cliente”.