Cientistas canadenses criam máscara que alivia embriaguez

Apelidado de 'ClearMate', aparelho incentiva a hiperventilação do usuário, fazendo com que o álcool seja eliminado rapidamente apenas pela respiração
Rafael Arbulu13/11/2020 16h28, atualizada em 13/11/2020 16h47

20200819041833

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma das coisas que pode tirar grandes benefícios da tecnologia é a “bebedeira”. Depois de apps que medem o consumo de álcool das suas bebidas, e outros que impedem que você mande aquela mensagem vergonhosa para a ex ou chame um Uber quando mal consegue se lembrar do próprio endereço, um time de pesquisadores do Canadá criou um dispositivo que ajuda você a eliminar o álcool do corpo ao simplesmente respirar.

O aparelho, chamado “ClearMate”, consiste em uma máscara com um reforço frontal para a boca e nariz, que incentiva a hiperventilação respiratória do usuário. Consequentemente, quantidades módicas de álcool vão sendo eliminadas cada vez que você expira.

“O método é tão simples e óbvio que, mesmo olhando para ele, ninguém reconhece o seu potencial”, disse o anestesiologista Dr. Joseph Fisher. Ele é o autor do estudo que levou ao desenvolvimento do equipamento, publicado no jornal Scientific Reports. “É como se ele se escondesse em plena vista. Eu não sei como descrever melhor que isso”.

Reprodução

ClearMate, equipamento médico que pode aliviar embriaguez apenas pela respiração. Imagem: University Health Network/Divulgação

Como funciona o equipamento

Segundo o estudo, o corpo humano elimina oxigênio até três vezes mais rápido que o normal quando está hiperventilando. O problema é que o ser humano não tem a capacidade de fazer isso por longos períodos. Então os pesquisadores pensaram não apenas em ampliar a duração dessa atividade respiratória, mas também em fazer com que ela filtrasse o álcool.

É aí que entra o ClearMate: a máscara ventila uma mistura de dióxido de carbono e oxigênio, que incentiva a hiperventilação, enquanto previne desmaios oriundos de respirações aceleradas por um tempo maior.

Os voluntários para testar o dispositivo é que devem ter ficado felizes: os pesquisadores os orientaram a beber vodka para avaliar a sua funcionalidade. Segundo eles, quanto mais você beber, melhor vai funcionar a máscara.

Diversões à parte, os cientistas ressaltam que, além de curar a bebedeira e evitar uma potencial ressaca daquelas, o ClearMate também pode ser aplicado na medicina emergencial: “Se um paciente estiver inconsciente, um tubo pode ser inserido nos pulmões para proteger a sua respiração, e o mesmo método pode ser aplicado manualmente”, disse Fisher.

Fonte: Gizmodo

Colaboração para o Olhar Digital

Rafael Arbulu é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital