Não são apenas os usuários de Android que podem testar o bloqueador de publicidade do Chrome, pois o recurso já deu as caras no Windows.

Disponibilizado nesta semana dentro do Chrome Canary (a edição do navegador para testes), o sistema também pode ser acessado no computador facilmente, conforme apontado por um internauta pelo Twitter.

Para chegar ao recurso, basta abrir as configurações de conteúdo do Chrome — que ficam na área geral de configurações. Lá dentro, é possível verificar que existe uma aba específica para publicidade.

O navegador indica como recomendada a ativação do recurso, que promete bloquear anúncios considerados “intrusivos”. Há ainda opções para acrescentar sites manualmente às listas de bloqueados e desbloqueados.

O recurso ainda não apareceu no Chrome Canary para Macs, mas isso deve acontecer em breve. O navegador pode ser baixado pelo seu próprio site, mas é bom ter em mente que ele é uma edição para testes, então pode apresentar instabilidade.

O Google planeja disponibilizar o bloqueador oficialmente no começo de 2018, conforme anunciado pela empresa há dois meses. A ideia não é barrar tudo, apenas propagandas consideradas “irritantes”. Para fazer o julgamento, o Google optou por seguir diretrizes da Coalition for Better Ads, um grupo formado com vários atores da indústria que se dizem dedicados a melhorar a experiência publicitária na internet.

Atualmente, o único grande navegador que oferece algo semelhante é o Opera.