O Google prepara um bloqueador de anúncios nativo para o Chrome no Android e agora usuários interessados já podem testar o recurso.
A novidade, que visa melhorar a experiência de uso de internet no celular ao barrar anúncios publicitários invasivos, apareceu na versão mais recente do Chrome Canary para Android.
O Chrome Canary é o beta do Chrome: é onde os desenvolvedores do Google colocam recursos em fase de testes para buscar possíveis falhas antes de liberá-los na versão estável.
O recurso por enquanto está disponível para usuários da América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, mas é possível ativá-lo mesmo em smartphones brasileiros.
Siga os passos abaixo para já poder usar o bloqueador de anúncios do Chrome.
Baixe e instale o Chrome Canary
Disponível na Google Play Store, o Chrome Canary pode ser baixado e instalado por aqui. É bom lembrar que ele está em fase de testes, portanto, o recurso pode não funcionar como o desejado.
Além disso, o Chrome Canary é constantemente atualizado – pode chegar a sete updates em uma semana -, então esteja disposto a atualizar o app todo dia, além de ter certeza de que há espaço no seu smartphone para isso.
Ative o recurso
Assim que o Chrome Canary estiver instalado, vá até as configurações dele e entre em “Configurações de site”. Lá dentro você encontrará a opção “Anúncios”.
É só ativar o bloqueador de anúncios e pronto – o Chrome vai começar a barrar publicidade invasiva em sites da web.
Novamente, é bom lembrar que o recurso está em fase de testes e pode não funcionar perfeitamente. Além disso, a ideia não é que ele bloqueie todos os anúncios da internet, como o AdBlock Plus faz, e sim apenas os mais invasivos – os que reproduzem vídeo com áudio, ou que ficam por cima do conteúdo da página, por exemplo.
Afinal de contas, o Google vive da receita de publicidade – dar uma opção para os usuários eliminarem todos os anúncios com facilidade vai contra os interesses da empresa.