Em 2016, a Amazon inaugurou sua primeira loja Amazon Go, caracterizada por não possuir caixas, utilizando sua tecnologia “Just Walk Out”. O sistema usa uma combinação de câmeras e sensores nas prateleiras para rastrear os clientes e enviar a conta por e-mail. Agora, segundo a Reuters, a empresa planeja vender sua tecnologia para outros varejistas. Atualmente, são 26 unidades espalhadas pelos Estados Unidos, incluindo um supermercado recém inaugurado.

A versão que vai ser vendida é um pouco diferente do que a usada nas lojas próprias da Amazon. Ao invés de utilizar um aplicativo, será necessário inserir um cartão de crédito em uma catraca na entrada da loja. A empresa vai instalar câmeras no teto e sensores, processo que leva algumas semanas, de acordo com a própria.

Dilip Kumar, vice-presidente de varejo e tecnologia da Amazon, não quis comentar sobre o modelo de negócio usado nem o preço da negociação. No entanto, a venda pode ser positiva para outros serviços da companhia, como o em nuvem, Amazon Web Services.

Reprodução

Outro ponto a se levar em consideração é a questão dos dados dos clientes. Para receber o e-mail com o recibo da compra é necessário informar o e-mail, que também vai ser associado ao cartão de crédito. No entanto, Kumar afirma que as informações coletadas vão ser usadas apenas para apoiar os varejistas que utilizem a tecnologia Just Walk Out.

Porém, a Amazon tem alguns problemas para vender sua tecnologia. Alguns varejistas veem a empresa como concorrente. Outro ponto é a necessidade de reforma dos ambientes das lojas. Os tetos altos são essenciais para o funcionamento do sistema de câmeras, o que pode ser um empecilho para algumas lojas.

Via: The Verge