Na última terça-feira (18), um homem de 46 anos procurou a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Americana (SP), para relatar um golpe financeiro. Segundo ele, um criminoso disfarçado de funcionário do Nubank foi o responsável por um prejuízo de cerca de R$ 12 mil.

Tudo começou há um mês, quando um suposto funcionário do Nubank ligou para o cliente alegando que terceiros estavam tentando acessar a sua conta indevidamente. Preocupado, o homem fez o que foi solicitado para garantir sua proteção: enviou fotos de seu RG para atualizar o cadastro.

Quase um mês depois, na última terça-feira (18), a vítima foi surpreendida por um aviso do banco sobre um empréstimo de R$ 12 mil, quantia que foi transferida de sua NuConta para duas outras via TED. 

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Procurado pelo jornal local O Liberal, o Nubank disse que o problema foi solucionado diretamente com o cliente. “O tipo de atividade relata pelo cliente é crime e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir ações como esta”, informou a fintech em nota.

Além disso, a organização reforçou que “em nenhuma hipótese, fazemos ligações para clientes solicitando o envio de fotos e que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail”, já que todos os processos são feitos dentro do próprio aplicativo.