Nos últimos dois anos, a Amazon popularizou seu sistema de lojas de conveniência automatizadas. As Amazon Go, como ficaram conhecidas, passaram por um processo de expansão que estendeu o empreendimento para diversos locais dos Estados Unidos. Em um esforço para ampliar ainda mais seu negócio, a empresa abriu seu primeiro supermercado, o Go Grocery.
Anteriormente, as áreas ocupadas pelas lojas automatizadas variavam de 120 m² a 610 m². No entanto, o novo empreendimento é ainda maior, e conta com incríveis 3.170 m². Desse total, 2.350 m² são destinados aos espaços de compras.
A empresa estima que o supermercado possui cerca de cinco mil produtos únicos, oferecendo uma variedade ainda maior para os clientes. Além dos produtos industrializados, o comércio terá produtos orgânicos, entre outros alimentos.
Como funciona?
Assim como os irmãos menores, o novo empreendimento necessita que o usuário utilize um código QR para entrar no estabelecimento. A partir disso, diversos sensores, instalados no teto do supermercado, são responsáveis por contabilizar todos os produtos que o usuário coloca no carrinho.
Como a Go Grocery não conta com nenhum sistema de preparação de alimentos, como açougue e padaria, coisas como carnes, produtos de confeitaria, peixes e queijos são embalados individualmente e entregues na loja a cada dois dias.
Apesar da proposta, a loja não é totalmente livre de funcionários – pelo menos em uma seção específica. O corredor de bebidas alcoólicas tem a presença de um humano para verificar a identidade dos compradores e impedir que menores de idade adquiram esse tipo de produto.
Ao terminar as compras, o cliente pode simplesmente sair da loja, sem a necessidade de passar por um caixa ou por algum conferente humano. Tudo é feito pelos sensores presentes no estabelecimento.
Além de todo o complexo de compras, na parte da frente da loja, há quiosques de autoatendimento para que os clientes possam adquirir café, pães e refeições pré-preparadas.
O ambicioso projeto pode ter sido criado para competir diretamente com grandes varejistas presentes nos EUA, como a rede Sam’s Club. No entanto, ainda não há confirmação de que o empreendimento será expandido para outros locais. Se considerarmos o ritmo com que as lojas Amazon Go chegaram a outros locais do país, não deve demorar para que construções semelhantes apareçam em mais lugares.
Via: Gizmodo