Trump cogita ideia de usar bombas nucleares para deter furacões

Um memorando do Conselho de Segurança Nacional registrou os comentários do presidente dos EUA, mas ele negou todas as informações
Redação26/08/2019 14h31

20190826114655

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente Donald Trump sugeriu o uso de bombas nucleares para impedir que furacões atinjam os Estados Unidos. A informação é de uma matéria publicada pelo Axios, que diz que fontes ouviram os comentários de Trump e foram também informados sobre um memorando do Conselho de Segurança Nacional.

Em um tuíte no início da segunda-feira (26), o presidente negou tudo, alegando que “nunca disse” o que estava lá. De acordo com Axios, Trump sugeriu a ideia várias vezes aos funcionários da Segurança Nacional. Uma fonte que estava em uma coletiva na Casa Branca disse à agência de notícias que o presidente declarou o seguinte sobre furacões: “Eu entendi. Eu entendi. Por que nós não os matamos?”.

A fonte, que parafraseara as declarações de Trump, disse que o presidente afirmou: “Eles começam a se formar ao largo da costa da África, enquanto estão atravessando o Atlântico, jogamos uma bomba dentro do olho do furacão e a atrapalham. Por que não podemos fazer isso?”.

De acordo com o veículo, Trump também levantou a ideia de usar bombas para deter os furacões durante uma conversa de 2017 com um alto funcionário do governo.

A ideia de usar bombas nucleares “para neutralizar as correntes” surgiu durante a administração de Eisenhower, informou a Axios, e continuou a ressurgir, apesar de cientistas do governo terem dito que isso não funcionaria.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em um informativo online intitulada “Tropical Cyclone Myths Page”, “detonar uma bomba nuclear sobre um furacão” pode até não alterar a tempestade, “e a ideia” negligencia o problema de que a precipitação radioativa liberada movimenta-se rapidamente com os ventos para afetar áreas de terra e causar problemas ambientais devastadores”.

Via: CNN

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital