O domínio da Tesla no setor de fabricação de automóveis em 2020 faz com que a empresa continue a todo vapor em seus planos de expansão. Agora, segundo rumores que circulam na mídia chinesa, a montadora estaria tentando abrir sua segunda “gigafábrica” naquele país.
A primeira fábrica da Tesla na China foi instalada em Xangai, cuja projeção é de produzir cerca de 200 mil carros neste ano. Inaugurada em outubro passado, a Giga Xangai, como é chamada, produz o Tesla Model 3 para o mercado chinês e até o fim de 2020 deve produzir também o Model Y.
Rumores de que a montadora começou a trabalhar em uma segunda “gigafábrica” no país surgiram depois que oficiais da “Nova Área de Liangjiang” – novo distrito industrial na cidade de Chongqing – confirmaram ter se encontrado com executivos da Tesla sobre “projetos de aceleração”.
No entanto, “acelerar projetos” pode significar uma variedade de coisas, como por exemplo a construção de novos centros de vendas e manutenção, em vez de uma nova fábrica, de fato. Mas, se depender do desempenho da Tesla na China, a confirmação não causaria muita surpresa.
Nova fábrica na Europa
No início de junho, outros rumores vieram à tona sobre a construção de uma segunda fábrica da Tesla na Europa, especificamente na Inglaterra. A primeira, que fica em Berlim, na Alemanha, está em fase de construção.
Segundo a revista Property Week, o governo do Reino Unido e a Tesla estavam procurando um local de 4 milhões de metros quadrados para construir uma nova fábrica de veículos elétricos.
Produção de um Tesla Model 3 na gigafábrica de Xangai, na China. Foto: Tesla/Reprodução
Se confirmada a nova instalação no Reino Unido, será a “gigafábrica 5” e a segunda construída na Europa. As outras três estão distribuídas em Xangai, na China, e em Nevada e Buffalo, nos Estados Unidos.
Via: Teslarati