O Air Race E, torneio de corridas aéreas fundado e patrocinado pela Airbus, apresentou durante o show aéreo de Dubai o primeiro avião de corridas totalmente elétrico. Batizada de White Lightning (algo como “raio branco”), o pequeno aeroplano é produzida pela equipe Condor Aviation, comporta apenas o piloto e é movido a hélices.
O White Lightning é baseado em um Casutt Special, um avião monomotor projetado em 1954 nos EUA para corridas aéreas. O exemplar em questão foi doado pelo proprietário e piloto Andrew Chadwick, vencedor de várias corridas nas décadas de 80 e 90, e convertido por Martyn Wiseman e a equipe da Condor ao longo dos últimos meses.
O motor é produzido pela Contra Electric, e pode levar a aeronave a mais de 480 Km por hora. Com potência limitada em 150 kW, o motor é alimentado por 45 quilos de baterias de lítio montadas sob a fuselagem do avião, o que dá uma autonomia de vôo de 5 minutos na velocidade máxima, ou 10 minutos em vôo mais moderado.
A Air Race E será uma série de corridas aéreas internacionais mostrando as habilidades, conhecimento e engenhosidade dos melhores pilotos e engenheiros de todo o mundo. Ao contrário de eventos de corrida semelhantes, onde os pilotos competem contra o relógio, nos eventos da Air Race E oito aviões voarão simultaneamente em um circuito de 5 km a apenas 10 metros acima do solo e em velocidades de até 450 km/h, mais rápido que qualquer esporte a motor em terra.
A Air Race E anunciará as oito primeiras equipes a disputar a corrida inaugural nesta terça-feira (19). Segundo a organização há forte representação na Europa e América do Norte, com líderes de equipes de diversas origens em acrobacias, manufatura, corridas aéreas, militares e robótica.
Fonte: Air Race E