O fabricante europeu Airbus apresentou um conceito de avião inspirado nas características naturais das águias, falcões e outros predadores aéreos. Ele foi chamado “Bird of Prey” – em tradução “Ave de Rapina” – e conta com um design semelhante ao de um pássaro com “asas emplumadas” e uma causa horizontal, além de vários propulsores.
A ideia da Airbus é baseada no conceito de biomimética (design e a produção de materiais, estruturas e sistemas inspirados pela natureza) e chamou a atenção, mas por enquanto a empresa francesa afirma não ter planos de produzir esse modelo.
Liam Fox, secretário de Estado do Comércio Internacional do Reino Unido, revelou a novidade durante a feira Royal International Air Tattoo, na sexta-feira (19/07).
The ‘#BirdOfPrey’ is taking wing! This sleek new concept takes inspiration from eagles to create a hybrid-electric design with individually controlled feathered wings. We’re always looking for pioneering new ideas – what would your aircraft be inspired by? https://t.co/HOfecb8X06 pic.twitter.com/0zXOr5znJv
— Airbus (@Airbus) July 19, 2019
Uma das características mais intrigantes é o sistema de propulsão que sustentaria a aeronave. Ele seria baseado em um motor híbrido-elétrico que pode fornecer uma redução de 30% a 50% no consumo de combustível em comparação com aeronaves equivalentes hoje – um grande salto na eficiência.
“Uma das prioridades de toda a indústria é tornar a aviação mais sustentável – tornando os vôos mais limpos, mais ecológicos e mais silenciosos do que nunca”, disse Martin Aston, gerente sênior da Airbus, em comunicado. “Por meio da Biomimética, sabemos que a natureza tem algumas das melhores lições que podemos aprender sobre o design”.
No entanto, ela não está sozinha em pensar que as asas dos aviões, tradicionalmente grossas e resistentes, poderiam passar por uma atualização. Uma equipe de pesquisadores da Nasa está trabalhando em um novo tipo de asa flexível que se muda de forma durante o vôo. Medindo quatro metros de largura, a nova asa é construída a partir de milhares de unidades de poliéterimida reforçada impressa em 3D, que se encaixam e funcionam de maneira semelhante às asas de um pássaro.
Via: The Verge