A HMD Global, empresa por trás da marca Nokia, pode estar se preparando para levar o Android ao mundo dos feature phones, celulares “não smart”. Um aparelho, nomeado Nokia 400 4G, foi visto no site da Wi-Fi Alliance. Embora um telefone desse não seja totalmente novidade, o que chamou a atenção foi que a listagem de recursos mostra que o sistema operacional executado é o GAPF.
Esse sistema foi citado pela primeira vez há cerca de um ano, como descoberto pelo site 9to5Google. Ainda não está claro o que o GAPF representa, mas especialistas acreditam se tratar de uma versão do Android para os feature phones.
Esses aparelhos não possuem telas sensíveis ao toque nem recursos muito sofisticados, então pode-se prever que esse sistema seja de fato uma versão alternativa do Android. A HMD é uma parceira muito fiel do Google, lançando aparelhos com Android One e Android Go (sistema operacional mais leve). Se o Google criasse uma versão alternativa e ainda mais leve do sistema, é provável que a empresa estivesse disposta a adotá-lo.
Os planos para 2020 da HMD ainda não foram revelados, por isso, é difícil especular quais serão todos os lançamentos da Nokia para o ano. Entretanto, a espera pode não se tão longa, a empresa vai realizar um evento de lançamento de alguns aparelhos em 23 de fevereiro, talvez o feature phone esteja entre os anúncios.
Via: AndroidCentral