A HMD Global, empresa por trás da marca Nokia, pode estar se preparando para levar o Android ao mundo dos feature phones, celulares “não smart”. Um aparelho, nomeado Nokia 400 4G, foi visto no site da Wi-Fi Alliance. Embora um telefone desse não seja totalmente novidade, o que chamou a atenção foi que a listagem de recursos mostra que o sistema operacional executado é o GAPF.

Esse sistema foi citado pela primeira vez há cerca de um ano, como descoberto pelo site 9to5Google. Ainda não está claro o que o GAPF representa, mas especialistas acreditam se tratar de uma versão do Android para os feature phones.

publicidade

Reprodução

Esses aparelhos não possuem telas sensíveis ao toque nem recursos muito sofisticados, então pode-se prever que esse sistema seja de fato uma versão alternativa do Android. A HMD é uma parceira muito fiel do Google, lançando aparelhos com Android One e Android Go (sistema operacional mais leve). Se o Google criasse uma versão alternativa e ainda mais leve do sistema, é provável que a empresa estivesse disposta a adotá-lo.

publicidade

Os planos para 2020 da HMD ainda não foram revelados, por isso, é difícil especular quais serão todos os lançamentos da Nokia para o ano. Entretanto, a espera pode não se tão longa, a empresa vai realizar um evento de lançamento de alguns aparelhos em 23 de fevereiro, talvez o feature phone esteja entre os anúncios.

Via: AndroidCentral

publicidade