Abril, maio e junho de 2019 foram meses atípicos para o mercado brasileiro de celulares. Isso porque, nesse período, foram vendidas 852 mil unidades de feature phones, os modelos mais simples do mercado — um crescimento de 34% em relação ao segundo trimestre de 2018. Esse movimento não acontecia desde o terceiro trimestre de 2016: na época, houve aumento de 48%, quando o consumidor passou a buscar dispositivos mais baratos em razão do cenário econômico.
Segundo a consultoria IDC Brasil, o resultado foi impulsionado pela chegada do sistema operacional KaiOS a esses aparelhos. Isso porque ele deixou os feature phones inteligentes: agora esses aparelhos podem atender ao consumidor que opta por modelos mais simples, mas quer usar os aplicativos que já fazem parte da sua rotina.
O segmento de smartphones também registrou alta. Foram vendidas 12,1 milhões de unidades, um crescimento de 6,2% (as previsões indicavam queda de 6%). Esse aumento ocorreu em razão da renovação do portfólio de algumas fabricantes e da adição de novos recursos aos dispositivos.
A previsão da IDC para o terceiro trimestre de 2019 é de alta de 31,4% no mercado de feature phones. Para os smartphones, entretanto, estima-se queda de 1% porque o estoque está alto nos distribuidores. Isso pode levar à oferta de preços mais baixos para estimular o consumo.
Esses resultados mudaram as expectativas da IDC para 2019. Para o mercado de feature phones, a previsão de crescimento passou de 0,4% para 26,1% (vendas de 3,2 milhões de celulares). O segmento de smartphones, por sua vez, deve fechar o ano com queda de 1,3% (anteriormente, esperava-se 2,4%) e vender 45 milhões de aparelhos.