Durante a apresentação online da Worldwide Developers Conference (WWDC), realizada na segunda-feira (22), a Apple anunciou a chegada de seu novo sistema operacional: o iOS 14. Com ele, muitos recursos foram anunciados. No entanto, alguns não foram mencionados.
Um deles, conhecido como “Back Tap”, permite que o usuário toque duas ou três vezes na traseira do iPhone para executar uma ação personalizada. É possível atribuir várias ações aos toques, como capturar a tela, bloquear ou silenciar o telefone, alternar o volume e até iniciar alguns aplicativos.
É possível utilizar o sistema para realizar ações de automação. Usando o HomeKit da Apple, pode-se, por exemplo, criar um atalho para acender ou apagar todas as luzes da casa tocando duas vezes na parte traseira do iPhone. Também é possível usar o atalho para abrir aplicativos, como o Twitter ou WhatsApp.
Para quem teve acesso à versão beta do iOS 14, o recurso pode ser ativado em “Configurações > Acessibilidade > Back Tap”.
With Back Tap, you can perform various action by double or tripple tap on the back of your iPhone. Here’s one I set double tap to take screenshot. pic.twitter.com/uZKv4Cjorf
— Aditya Daniel (@adityadaniel) June 23, 2020
De acordo com usuários que instalaram o iOS 14 beta, o recurso funciona surpreendentemente bem, mesmo com uma capa no telefone. Ainda não se sabe como ele realmente trabalha, mas especula-se que esteja ligado ao acelerômetro do aparelho.
For those of you who are wondering, yes, Back Tap still working even if you’re using a case. pic.twitter.com/HXrruBZdd9
— Aditya Daniel (@adityadaniel) June 23, 2020
No entanto, mais testes ainda são necessários para verificar o quão confiáveis podem ser os toques. Isso porque, se ele for tão sensível quanto aparenta, atribuir uma ação delicada pode fazer com que ficar com o celular no bolso e esbarrar em algum lugar, por exemplo, ative alguma função.
Via: The Verge