Apple anuncia novidades para o iOS 14

Entre elas, alguns recursos que já existem há tempo no Android, como App Clips, Widgets e PiP
Rafael Rigues22/06/2020 18h05

20200622031055

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Durante a apresentação de abertura do WWDC 2020, seu evento anual para desenvolvedores, que neste ano está sendo realizado totalmente online, a Apple anunciou algumas das novidades para o iOS 14, que estará disponível para o iPhone no final deste ano. Entre elas, mudanças na tela inicial, Siri e apps como Messages, Maps e CarPlay.

Onde já vi isso antes?

Uma mudança é algo pedido pelos usuários há tempo: a Apple redesenhou os widgets, que agora são “mais bonitos”, podem ter vários tamanhos e viver na tela inicial, exatamente como no Android.

Jun_22_2020_10_07_52.gif

Agora é possível ocultar páginas na tela inicial, “escondendo” facilmente apps que você não usa no dia-a-dia. Uma última página, chamada App Library, terá uma lista de todos os aplicativos em seu aparelho, agrupados automaticamente por categoria. No topo da página haverá duas categorias especiais: sugestões, com apps que podem lhe interessar, e outra com aplicativos instalados recentemente. Novamente, algo que já é oferecido por alguns launchers no Android.

O iOS 14 terá suporte a PiP (Picture in Picture), permitindo que os usuários continuem assistindo a um vídeo enquanto realizam outras ações no iPhone, como responder uma anotação, enviar uma mensagem ou fazer uma busca.

Reprodução

A assistente virtual Siri também receberá mudanças, com um design mais compacto que não ocupa a tela toda, e respostas em “pop-ups” que também ocupam menos espaço. O sistema de ditado de texto agora roda no próprio dispositivo, e um novo app chamado Translate tira proveito deste recurso, permitindo tradução de conversas em 11 idiomas (incluindo o português) em tempo real, mesmo que o smartphone esteja offline.

Messages

O Messages também terá mudanças no iOS 14. Agora os usuários podem “prender” conversas importantes ao topo da lista, e customizar a aparência de um grupo com um ícone ou emoji (como já é possível no WhatsApp).

Falando em aparência, os usuários agora podem personalizar seus Memoji com mais de 20 novos estilos de cabelos e acessórios, mais opções de idade e mais três opções de memoji stickers.

Durante as conversas, agora é possível enviar respostas inline, que podem ser vistas em threads separadas para facilitar o acompanhamento da conversa. Também é possível mencionar membros específicos (usando @ seguido do nome) e configurar o messages para te notificar de uma conversa apenas quando seu nome for mencionado.

Apple Maps

O Reino Unido, Canadá e Índia irão receber os novos mapas do Apple Maps, mais detalhados e ricos em informações. O aplicativo vai receber guias que ajudarão os usuários a encontrar grandes lugares para comer, comprar ou explorar, atualizados automaticamente.

Novas opções de cálculo de rota também estarão disponíveis: uma específica para trajetos de bicicleta, que leva em consideração a elevação do terreno, movimento das ruas e até indica se será necessário carregar a bicicleta em algum ponto, e outra para veículos elétricos, que leva em conta elevação do terreno e clima para calcular mais precisamente a autonomia de bateria de seu carro e recomendar estações de recarga compatíveis no caminho.

Carros

Segundo a Apple, o Car Play está presente em 80% dos novos carros vendidos no mundo, e 97% dos novos carros nos EUA. O App vai receber novas opções de papéis de parede e novas categorias de apps (para estacionamento e recarga de veículos elétricos).

Reprodução

Mas a novidade mais interessante é a capacidade de usar um iPhone como chave digital para um carro, recurso que vai estrear na nova BMW i5 2021, que chega ao mercado no ano que vem. Os usuários poderão até mesmo “emprestar” chaves via iMessage, e definir limites no uso do veículo. Se o iPhone for perdido, as chaves podem ser automaticamente desativadas via iCloud.

App Clips

Uma última novidade do iOS 14 são os “App Clips” pequenos apps que são baixados e acessados quando o usuário se aproxima de uma tag NFC ou lê um AppClip Code, um novo tipo de código visual. Segundo a Apple, são ideais para usos esporádicos, como pagar estacionamento ou aproveitar um cupom em uma loja. Um conceito similar aos Instant Apps que já existem há alguns anos no Android.

E quando chega?

O iOS 14 ainda não tem data oficial de lançamento, mas o sistema geralmente chega aos aparelhos próximo ao lançamento de novos iPhones, algo que tradicionalmente acontece em setembro. Até lá, a Apple irá liberar várias versões beta do sistema aos desenvolvedores, e novos recursos além dos que mencionamos aqui certamente virão à tona.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital