Nesta sexta-feira (14), a Huawei recebeu aprovação do CNIPA (órgão chinês semelhante à Anatel) de uma patente registrada em 2019. O documento possui uma série de imagens e uma breve descrição do dispositivo em questão, que tem tela dobrável no estilo do Galaxy Fold, uma caneta stylus e um “sub-display”.

Este último é uma espécie de barra lateral, que permanece acessível tanto com o smartphone aberto quanto fechado, onde está um conjunto de câmeras duplas para selfies e, provavelmente, deve mostrar as notificações. Além disso, no espaço resultante desse display, foi colocado um compartimento com uma caneta stylus, chamada aqui de M Pen. Com esse design, a barra lateral possui a espessura do smartphone quando fechado. Enquanto aberto, porém, possui duas vezes a altura da tela.

Quanto ao conjunto de câmeras traseiras, são quatro sensores, colocados verticalmente no canto superior direito. Por se tratar apenas de uma patente, não há nenhuma descrição de quais tipos estarão presentes.

Também não há nenhum botão ou portas, seja para fone de ouvido ou carregador, nas imagens. Há duas opções nesse ponto. A primeira é de que a inclusão deles seja feita posteriormente, enquanto a segunda, um pouco mais improvável, é de o dispositivo conte apenas com carregador e fones sem fio.

Huawei.jpgPatente mostra design de possível novo smartphone dobrável da Huawei. Foto: LetGoDigital

Como sempre, por se tratar apenas de uma patente, é possível que o smartphone nunca chegue a ser produzido. Apesar disso, a Huawei deve apresentar um novo modelo em outubro deste ano e esta não é a primeira vez que surgem rumores de um smartphone dobrável da empresa com uma caneta. Até um anúncio oficial, porém, é possível que o documento seja apenas uma garantia para a fabricante chinesa.

Primeiro dispositivo com o HarmonyOS

Desde que o governo dos Estados Unidos ampliou a pressão sobre a Huawei, a fabricante chinesa vem buscando alternativas para não depender tanto de parceiros norte-americanos em seus produtos. E uma das ações que vêm sendo tomadas pela empresa é a criação de um novo sistema operacional para seus dispositivos, com o objetivo de deixar o Android, do Google, de lado.

Agora, o CEO da divisão de produtos para consumidores da Huawei, Yu Chengdong, confirmou que um dos próximos lançamentos da empresa já rodará o novo sistema. Trata-se do relógio inteligente Huawei Smart Watch, que será equipado com o sistema operacional chamado HarmonyOS.

Via: LetsGoDigital