O Facebook lançou na terça-feira (23) o Forecast, aplicativo para iOS que pode gerar previsões com base em perguntas feitas pelos usuários sobre diversos assuntos. Os usuários também podem criar, discutir e visualizar tais previsões de crowdsourcing.
O app vinha sendo testado internamente com alguns funcionários, e o conteúdo gerado previamente servirá como base para os novos usuários. Agora, o Forecast está sendo disponibilizado nos EUA e no Canadá, mas, por enquanto, somente usuários convidados poderão criar questionamentos e emitir opiniões, já que a plataforma ainda está em fase de testes.
Os demais usuários poderão visualizar as perguntas e comentários, assim como compartilhá-los em outras plataformas.
Foco inicial na Covid-19
Nessa fase inicial, o Facebook convidará membros das comunidades de saúde, pesquisa e acadêmicas para fazer previsões sobre a pandemia de Covid-19 e seu impacto no mundo.
No entanto, como o objetivo do app é criar suposições sobre um determinado questionamento, não há a preocupação de considerar respostas baseadas em dados científicos. É apenas uma pesquisa social.
Então, o Forecast transforma a hipótese no resultado final, de certa forma. As perguntas serão revisadas por uma equipe e editadas para maior clareza, se necessário. Caso a pergunta for publicada, os usuários serão notificados.
Em algum momento, a questão será determinada como “resolvida”, após determinado período ou se o evento relacionado à pergunta aconteceu de fato. Por exemplo, se os usuários tentam prever quando uma vacina contra a Covid-19 seria lançada e, na verdade, fosse lançada, as perguntas sobre esse tópico seriam “resolvidas”.
Via: TechCrunch